STATEMENT'S DIFFICULTY IN PAINTING’S CREATIVE PROCESS.
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267212016129Keywords:
Art, Creative Process, Painting , StatementAbstract
The article meditates about the creative process, addressing the contemporary artist’s difficulty to link their painting practice with verbal or written statements. Artists, critics and scholars have great interest to outline this difficulty.Downloads
References
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia.São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ALMEIDA, Eduardo Augusto Alves; GÓES, Felipe. Entre a figura e o abstrato: instâncias do pensamento.Interface, UNESP, Botucatu, v.19, n.52,p.211-226,Mar.2015. Disponível em: <http://interface.org.br/wp-content/uploads/2015/02/52.pdf>. Acesso em 14 Nov.2015.
ARGAN, Giulio Carlo. História de arte como história da cidade.São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte Italiana.Volume 1. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir.Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2010.
JULIET,Charles; PUTMAN, Jacques. Bram van Velde.Paris: Maeght Editeur, 1975.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A Pintura. Volume 7: O paralelo das arte.São Paulo: Editora 34, 2005.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte.São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
PALLASMAA, Juhani. As mãos inteligentes.Porto Alegre: Bookman, 2013.
PASTA, Paulo. A educação pela pintura.São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens.Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SARAIVA, Jacinto. Um pintor de volta às raízes.Valor Econômico, São Paulo, nov.2015. Disponível em<http://www.valor.com.br/cultura/4313930/um-pintor-de-volta-raizes>.Acesso em 15 nov. 2015
SENNETT, Richard. O artífice.Rio de Janeiro: Record, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.