A potência pictórica da deformação na produção sensível de devires-outros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267912023105

Palavras-chave:

Deformação, Devir, Sensação, Pintura, Fotografia

Resumo

É possível criar devires-outros através da deformação da imagem do sujeito? Explorando a mistura entre as linguagens da pintura e da fotografia, investigamos essa possibilidade artisticamente através de criações de deformações em transparências. A deformação é aqui entendida enquanto potência pictórica disruptiva – meio potente de suspensão do sujeito em favor do devir, a partir da Lógica da Sensação proposta por Gilles Deleuze em seu livro sobre o pintor Francis Bacon. Como processo, são criadas deformações em folhas de acetatos transparentes e em vidros, experimentando seus desdobramentos fotográficos através de sobreposições em diferentes e múltiplos sujeitos. A fotografia é proposta aqui como poesia, segue os rastros de Adolfo Montejo Navas, tensionando as fronteiras entre realidade e ficção, aproximando arte e vida assim como o fez a artista Helena de Almeida. Esses atravessamentos entre diferentes linguagens artísticas e entre diferentes sujeitos perseguem o movimento de devir-outro através da imagem. Filosofia e arte se articulam nessa busca por pensamentos e sensações que nos desloquem de nós mesmos, busca que não tem um fim em si, pois está sempre em processo de transformação.

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Biografia do Autor

Débora Curti Cirilo, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas, graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7585201272058996. E-mail: debora_curti@hotmail.com

Roberta Stubs Parpinelli, State University of Maringá

Artista, pesquisadora e professora de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Inserindo a questão da experiência no lugar da representação, sua pesquisa artística e teórica envolve processos fotográficos e de vídeo, filosofia da diferença, feminismos e corpo. Seu trabalho tensiona noções relativas ao tempo, memória, corpo e subjetividade operando com apagamento, deslocamento e ampliação dos contornos da relação sujeito-mundo. Coordenadora do DOBRA, grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença.

Referências

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

CIRILO, Débora Curti; PARPINELLI, Roberta Stubs. A potência pictórica da deformação na produção sensível de devires-outros. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 105–119, 2023. DOI: 10.5965/24471267912023105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23004. Acesso em: 29 mar. 2024.