“Se tudo der certo, eu viro professor/a!”: Reflexões sobre arte-educação e sobre ser arte-educador/a na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025259

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Ensino de Arte, Artes Visuais, Estudos Culturais

Resumo

O presente artigo se debruça sobre assuntos afetos à educação, docência e ensino de Arte. Seria possível conciliar ser artista e ser professor? Quais aspectos aproximam a Arte da Educação e a Educação da Arte? Para oferecermos resposta a essas perguntas, objetivamos investigar as características profissionais, sociais e políticas intrínsecas à arte-educação, identificando sobreposições e diferenças entre a atuação de professores/as e artistas. Para isso, elaboramos uma pesquisa de delineamento bibliográfico a partir de contribuições teórico-metodológicas de arte-educadores. Estruturalmente, primeiro investigamos os relatos que o artista brasileiro Antonio Carlos Rodrigues (1948 --), mais conhecido como Tuneu, faz em relação à sua experiência enquanto aprendiz e enquanto arte-educador. Sublinhamos as convergências e divergências entre ser artista e ser arte-educador/a. No segundo momento, buscamos analisar historicamente, como as intersecções entre fazer artístico e o exercício de ensinar são elaboradas, sobretudo, nas tendências pedagógicas consolidadas na contemporaneidade. Nas considerações finais, apontamos a arte-educação como uma possível alternativa às vertentes que até então subsidiam o ensino de Arte no Brasil.

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Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades.

Luana Ingrid de Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora dos anos iniciais na Escola Magnus Domini. Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Pesquisa sobre Arte-Educação, Formação de professores/as e Ensino de Artes Visuais.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

BALISCEI, João Paulo; ALMEIDA, Luana Ingrid de. “Se tudo der certo, eu viro professor/a!”: Reflexões sobre arte-educação e sobre ser arte-educador/a na contemporaneidade. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 259–276, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025259. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26511. Acesso em: 8 jul. 2025.