O drama como recurso educativo em John Dewey: Imagine!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024218

Palavras-chave:

John Dewey, pensamento reflexivo, drama, imaginação, experimento de pensamento

Resumo

Este artigo propõe a utilização do drama como recurso educativo, considerando o seu potencial para despertar entusiasmo, transmitir ideias, princípios e valores, de modo a estimular nos estudantes a crença em seu poder pessoal. O texto caracteriza a noção de drama com base nas concepções filosóficas e educacionais de John Dewey, com ênfase nos conceitos de experiência estética e imaginação oriundos das obras Democracia e educação, Como pensamos e Arte como experiência. Com o propósito de estimular os professores a utilizarem o drama, o artigo apresenta um experimento de pensamento baseado na noção deweyana de pensamento reflexivo. Trata-se da simulação de uma aula em que o professor propõe aos alunos uma situação problemática: como fazer uma viagem utilizando meios de transporte inusitados. A conclusão remete aos conceitos abordados no artigo e ao uso do experimento de pensamento como contribuições para o desenvolvimento da sensibilidade estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Silva, Secretaria de Educação

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação. Secretaria da Educação, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP.

 

Isabela Martins Cazula, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Marcus Vinicius da Cunha, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Referências

AGOSTINHO. A instrução dos catecúmenos: teoria e prática da catequese. Tradução Maria da Glória Novak. Petrópolis: Vozes, 1973.

AGOSTINHO. O mestre. Tradução Antônio Soares Pinheiro. São Paulo: Landy, 2002.

CANCLINI, Néstor García. O mundo inteiro como lugar estranho. Tradução Larissa Fostinone Locoselli. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020.

CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 17, p. 86-99, maio/ago. 2001.

CUNHA, Marcus Vinicius. Educador e filósofo da democracia. In: REGO, Teresa Cristina. (Org.). John Dewey: as origens da educação progressiva. São Paulo: Segmento, 2018. v. 6. p. 1-21.

DAVIDSON, Donald. Knowing one’s own mind. In: DAVIDSON, Donald. Subjective, objective, intersubjective. Oxford: Clarendon, 2001. p. 15-38.

DESCARTES, René. Meditações metafísicas. Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

DEWEY, John. The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action. New York: Minton, Balch & Company, 1929.

DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo – uma reexposição. 3. edição. Tradução Haydée de Camargo Campos. São Paulo: Nacional, 1959a.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. edição. São Paulo: Nacional, 1959b.

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ELGIN, Catherine Z. Fiction as thought experiment. Perspectives on Science, Cambridge, v. 22, n. 2, p. 221-241, 2014.

PLATÃO. A república. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. 9. edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

RAMALDES, Karine; CAMARGO, Robson Corrêa. Os jogos teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência. Goiânia: Kelps, 2017.

RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. 2. ed. Tradução Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

SILVA, Tatiane; CUNHA, Marcus Vinicius. Dewey e a experiência estética: uma contribuição ao ensino de arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n 2, p. 29-43, out. 2021a.

SILVA, Tatiane; CUNHA, Marcus Vinicius. Educação, comunicação e imaginação: contribuições teóricas e práticas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 102, n. 262, p. 626-641, set./dez. 2021b.

WAGNER, Betty Jane. Dorothy Heathcote: drama as a learning medium. Washington, D.C.: National Education Association, 1976.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

SILVA, Tatiane; CAZULA, Isabela Martins; CUNHA, Marcus Vinicius da. O drama como recurso educativo em John Dewey: Imagine!. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 218–229, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024218. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26063. Acesso em: 19 nov. 2024.