Cartografias poéticas: sobre rotas, desvios e territórios existenciais
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024186Palavras-chave:
pesquisa educacional baseada em arte , cartografia, pesquisa viva, espaços educativos, lugarResumo
A cartografia nos guia na escrita deste texto que se propõe a contribuir com o debate a respeito de abordagens, métodos e metodologias de pesquisa e de ensino das Artes Visuais. Para isso trazemos recortes de um trabalho realizado em parceria com uma escola pública localizada em bairro periférico da cidade. Tivemos por objetivos oferecer aos estudantes da escola oportunidades de olhar para si e para os espaços de convivência; olhar para as paisagens cotidianas e refletir sobre suas possibilidades de experiência, e sobre o ser-estar-no-mundo, por meio da arte. Por atuarmos nessas regiões fronteiriças entre a arte, a geografia e a educação, agenciando atores diversos, cada um com seus objetivos de pesquisa, ensino ou extensão, procuramos associar diversas estratégias metodológicas sensíveis e inventivas, emprestadas ou inspiradas na própria arte. Nossas análises fundamentam-se nos estudos a respeito de espaço e lugar (Tuan, 2013; Bachelard, 1993); e a respeito das abordagens metodológicas de ensino e de pesquisa agrupadas sob a denominação de Pesquisa Educacional Baseada em Arte/PEBA (Hernández, 2013; Charréu, 2019; Dias, 2013). A análise de algumas das cartografias juntamente com os respectivos relatos evidencia as potencialidades da arte nestes contextos de pesquisa viva.
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Referências
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