Cartografias poéticas: sobre rotas, desvios e territórios existenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024186

Palavras-chave:

pesquisa educacional baseada em arte , cartografia, pesquisa viva, espaços educativos, lugar

Resumo

A cartografia nos guia na escrita deste texto que se propõe a contribuir com o debate a respeito de abordagens, métodos e metodologias de pesquisa e de ensino das Artes Visuais. Para isso trazemos recortes de um trabalho realizado em parceria com uma escola pública localizada em bairro periférico da cidade. Tivemos por objetivos oferecer aos estudantes da escola oportunidades de olhar para si e para os espaços de convivência; olhar para as paisagens cotidianas e refletir sobre suas possibilidades de experiência, e sobre o ser-estar-no-mundo, por meio da arte. Por atuarmos nessas regiões fronteiriças entre a arte, a geografia e a educação, agenciando atores diversos, cada um com seus objetivos de pesquisa, ensino ou extensão, procuramos associar diversas estratégias metodológicas sensíveis e inventivas, emprestadas ou inspiradas na própria arte. Nossas análises fundamentam-se nos estudos a respeito de espaço e lugar (Tuan, 2013; Bachelard, 1993); e a respeito das abordagens metodológicas de ensino e de pesquisa agrupadas sob a denominação de Pesquisa Educacional Baseada em Arte/PEBA (Hernández, 2013; Charréu, 2019; Dias, 2013). A análise de algumas das cartografias juntamente com os respectivos relatos evidencia as potencialidades da arte nestes contextos de pesquisa viva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Juliana Galvão Alves, Universidade Estadual de Londrina

Possui Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (1989), especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina/ Departamento de Arte Visual, atuando principalmente nas disciplinas de História da Arte e Ensino de Arte, e na pesquisa e formação continuada de professores.

Larissa Caroline de Pontes, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de Graduação no curso de Licenciaura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina. Integra a equipe do Projeto Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão "Cartografando os entrelugares da arte, da pesquisa e do ensino, com o projeto de Iniciação Científica intitulado "Potências Poéticas do Espaço Geográfico. 

 

Referências

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARROS, L.P DE; KASTRUP. V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS; KASTRUP; ESCÓCIA. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

CHARRÉU, L. A cartografia e a artografia como métodos vivos de investigação em arte e em educação artística. Diacrítica, Braga, vol. 33, n. 1, p. 87-103, 2019.

DIAS, Aline. Desenho e cartografias cotidianas. In: COELHO, Elke; VILLA, Danillo (Orgs.). Cartografias cotidianas. Londrina, 2011, p. 22-35.

DIAS, Belidson. Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita. Pesquisa educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013.

HERNÁNDEZ, Fernando. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 39-62.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene, SOUZA, Eliseu Clementino de (orgs.). Entrelaçamentos entre histórias de vida, arte e educação. In: Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ED. da UFSM, 2017.

MARTINS, M. C. F. D.; Rita Irwin: A a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas. Revista Trama Interdisciplinar, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 17 – 28, 2022. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15338. Acesso em: 19 abr. 2024.

PASSOS, E.; BARROS, R.B. de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS; KASTRUP; ESCÓCIA. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Estadual Prof.ª Roseli Piotto Roehrig, Londrina, Paraná, 2022.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.

WHITE, Kenneth. Le grand rivage. Paris: Le Nouveau Commerce, 1980.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

ALVES, Carla Juliana Galvão; DE PONTES, Larissa Caroline. Cartografias poéticas: sobre rotas, desvios e territórios existenciais . Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 186–199, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024186. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25280. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática