Foto-ensaios de uma investigação sobre a formação docente em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267622020161

Palavras-chave:

pesquisa educacional baseada em arte , PEABA, foto-ensaio , cartografia , formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta nossas reflexões e percepções a respeito dos processos identitários e de formação do professor de Artes Visuais por meio de foto-ensaios. Insere-se no contexto de um projeto de pesquisa que optou pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) como referencial metodológico (HERNÁNDEZ, MARTINS, DIAS) e, no caso deste artigo, põe foco nas contribuições da fotografia como estratégia e instrumento de pesquisa qualitativa (VIADEL, ROLDAN). Espera- se contribuir com novas reflexões voltadas para as discussões a respeito de metodologias mais adequadas às questões contemporâneas que surgem nas áreas de arte e educação. O estudo não é e nem pretende ser conclusivo, mas intenta ampliar o diálogo sobre formação do professor de Artes Visuais, de forma colaborativa entre estudantes e professores, pesquisadores e participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Juliana Galvão Alves, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especilaista em Cultura e Arte Barroca (UFOP). Mestre e doutora em Educaçao (UEM).

Natally Thayna dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Discente no curso de Artes Visuais da UEL

Referências

DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, António; FINGER, 9092010. p. 189-222.

EÇA, Teresa Torres. Perguntas no ar sobre metodologias de pesquisa em arte-educação. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 71-82.

EGAS, Olga Maria Botelho. Metodologia artística de pesquisa baseada em fotografia: a potência das imagens fotográficas na pesquisa em educação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 24., 2015, Santa Maria. Anais […]. Santa Maria: ANPAP, 2015. p. 3434-3449. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s8/olga_egas.pdf. Acesso em: 6 jun. 2020.

HERNÁNDEZ, Fernando. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 39-62.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MARIN-VIADEL, Ricardo. Las teorías educativas también se hacen con imágenes: pesquisa baseada em artes visuais. In: MARTINS, Mirian Celeste; BONCI, Estela; MOMOLI, Daniel (org.). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018. p. 131-144.

MARIN-56T78VIADEL, Ricardo; ROLDÁN, Joaquín. Metodologías artísticas de investigación en educación. Málaga: Ediciones Aljibe, 2012.

MARTINS, Raimundo. Metodologias visuais. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 83-95.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Formação e atuação dos professores: dos seus fundamentos éticos. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

ALVES, Carla Juliana Galvão; SANTOS, Natally Thayna dos. Foto-ensaios de uma investigação sobre a formação docente em artes visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020161. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/17994. Acesso em: 20 nov. 2024.