Articulações entre a prática docente, o anthotype e a agricultura agroecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022024

Palavras-chave:

Fotografia, Anthotype, Educação, Experiência, Processo de Criação

Resumo

Este trabalho busca pensar as imagens fotográficas enquanto campo de experiência e de criação em educação, por meio do processo histórico de fotografia do século XIX, chamado anthotype, no qual as fotografias são feitas com a emulsão fotossensível dos pigmentos vegetais. Ainda, propõe-se uma reflexão acerca das experiências artísticas e educativas que a autora tem vivenciado junto à sua pesquisa em andamento no doutorado em Media Artes, na Universidade da Beira Interior/UBI-Portugal, que explora o estudo do anthotype e sua relação com a agricultura agroecológica. Assim, apresento a reflexão e o compartilhamento da experiência em torno do fazer artístico com o processo anthotype na disciplina de Fotografia, junto aos alunos da turma A do 2º ano do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio, realizada em 2022/1, no Campus Recantos da Emas – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. Essa experiência em sala de aula vai ao encontro dos conceitos de fotografia expandida (Fernandes Junior, 2002), experiência na educação (Dewey, 1979) e de processos de criação (Salles, 2011 e 2016).

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Biografia do Autor

Daniela Corrêa da Silva Pinheiro, State University of Campinas

Cursa o Doutorado em Medias Artes, na Universidad Beira Interior/UBI, em Portugal. Possui Mestrado em Artes Visuais pela UNICAMP/SP (2019), na linha de pesquisa: processos de criação e poéticas visuais. Graduação em Fotografia pelo SENAC / SP (2014), Graduação em Comunicação Social – Hab. Jornalismo pela ULBRA/ RS (2006), Especialização em Economia da Cultura pela UFRGS / RS (2009).

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

PINHEIRO, Daniela Corrêa da Silva. Articulações entre a prática docente, o anthotype e a agricultura agroecológica. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 024–036, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022024. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22846. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática