Articulações entre a prática docente, o anthotype e a agricultura agroecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022024

Palavras-chave:

Fotografia, Anthotype, Educação, Experiência, Processo de Criação

Resumo

Este trabalho busca pensar as imagens fotográficas enquanto campo de experiência e de criação em educação, por meio do processo histórico de fotografia do século XIX, chamado anthotype, no qual as fotografias são feitas com a emulsão fotossensível dos pigmentos vegetais. Ainda, propõe-se uma reflexão acerca das experiências artísticas e educativas que a autora tem vivenciado junto à sua pesquisa em andamento no doutorado em Media Artes, na Universidade da Beira Interior/UBI-Portugal, que explora o estudo do anthotype e sua relação com a agricultura agroecológica. Assim, apresento a reflexão e o compartilhamento da experiência em torno do fazer artístico com o processo anthotype na disciplina de Fotografia, junto aos alunos da turma A do 2º ano do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio, realizada em 2022/1, no Campus Recantos da Emas – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. Essa experiência em sala de aula vai ao encontro dos conceitos de fotografia expandida (Fernandes Junior, 2002), experiência na educação (Dewey, 1979) e de processos de criação (Salles, 2011 e 2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Corrêa da Silva Pinheiro, State University of Campinas

Cursa o Doutorado em Medias Artes, na Universidad Beira Interior/UBI, em Portugal. Possui Mestrado em Artes Visuais pela UNICAMP/SP (2019), na linha de pesquisa: processos de criação e poéticas visuais. Graduação em Fotografia pelo SENAC / SP (2014), Graduação em Comunicação Social – Hab. Jornalismo pela ULBRA/ RS (2006), Especialização em Economia da Cultura pela UFRGS / RS (2009).

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

FABBRI, Malin. Anthotypes: explore the darkroom in your garden and make photographs using plants. Stockholm: Alternativephotography.com, 2012.

FERNANDES JR., Rubens. A fotografia expandida. 2002. 275f. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2002.

JAMES, Christopher. The Book of Alternative Photographic Processes. Third Edition. Boston: Cengage Learning, 2002.

SALLES, Cecília. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Intermeios, 2011.

SALLES, Cecília. Redes da criação: construção da obra de arte. 4 ed. Vinhedo/SP, Horizonte, 2016.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Trad. Iraci D.Poleti, Regina Salgado Campos. São Paulo: Senac, 2010.

SCARANO, Fabio Rubio. Regenerantes de Gaia. Rio de Janeiro: Editora Dantes, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

PINHEIRO, Daniela Corrêa da Silva. Articulações entre a prática docente, o anthotype e a agricultura agroecológica. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 024–036, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022024. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22846. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática