Problematizando gênero a partir da arte: ações educativas para o combate a discriminações e violências contra mulheres
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267732021069Palavras-chave:
Arte, Educação, Gênero, Discriminação, ViolênciaResumo
As mulheres são vitimadas por inúmeras discriminações e violências em nossa sociedade. Desse modo, é imprescindível a construção de estratégias de sensibilização da sociedade a respeito desses problemas, as quais podem contribuir para a transformação de mentalidade necessária ao efetivo enfrentamento deles. A partir da problematização da arte e de sua história, delineamos e executamos ações educativas com os objetivos de estimular uma postura reflexiva e crítica acerca das relações de gênero e incentivar o repúdio e o combate às discriminações e violências contra mulheres. Essas ações foram concebidas de modo a elucidar, a partir da discussão sobre obras, artistas e o sistema da arte de modo geral, que preconceitos, assimetrias e violências de gênero foram tanto banalizadas e reforçadas quanto expostas e combatidas por meio da arte no curso da história. Os relatos de participantes dessas ações evidenciam que as problematizações propostas despertaram novos modos de ver, fomentando importantes reflexões e discussões a respeito das estereotipações, exclusões e violências sofridas por mulheres, dentro e fora do campo da arte.
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Referências
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