Relações de poder e arte-educação

corpo/memória como força subversiva na pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267732021036

Palavras-chave:

Arte-educação, poder, memória, pós-modernidade

Resumo

 Os regimes de poder imbricados na profusão de imagens no cenário contemporâneo acabam requerendo uma postura mais ativa por parte de arte-educadores no sentido de reclamar seus dizeres e tensionar seus discursos. Assim sendo, a memória e o corpo insurgem como instâncias oportunas para rasurar os essencialismos herdados da modernidade, evidenciando outros modos de ressignificar o trânsito de significados a partir de muitas racionalidades que coexistem no campo simbólico. Destarte, proponho uma análise epistemológica sobre poder-saber, corpo e memória, visando contribuir com problematizações em torno do papel da arte-educação na sociedade pós-moderna.

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Biografia do Autor

Roney Gusmão, UFRB

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, professor adjunto do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Foi docente titular e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Também participa do grupo de estudos Gênero, Cultura e Diversidade - GENUS e dos Grupos de Pesquisas Memória, Espaço e Culturas - MESCLAS e Formação e Investigação em Práticas de Ensino - FIPE, também desenvolve atividades de pesquisa e extensão articuladas aos referidos grupos, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, ensino, pós-modernidade, gênero, espaço urbano.

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

GUSMÃO, Roney. Relações de poder e arte-educação: corpo/memória como força subversiva na pós-modernidade. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/24471267732021036. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20839. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática