Lugar de Memória e Arte: Rastros de uma escola

Place of Memory and Art: Traces of a school

Autores

  • Francione Oliveira Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0001-7511-5708
  • Ana Beatriz Marques Penna Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitor Fernando de Barros Sant'Ana Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267622020208

Palavras-chave:

escola , arte , memória , criação , PIBID

Resumo

Este texto parte das provocações de Fischer, Loponte (2020) a respeito dos modos de habitar a escola, e no convite que fazem para olharmos para a escola pelo que é possível de inventar e criar nela. Dentro deste contexto tece diálogo com autores como Masschelein, Simons;  Helguera; Bosi; Vergara; Irwin, para  refletir sobre Lugar de Memória e Arte, projeto vinculado ao PIBID da UFJF que propôs uma série de proposições de fruição e criação artística com estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e promoveu trocas de experiências entre esses estudantes e artistas convidados, o que possibilitou habitar um museu com obras criadas na escola pelos participantes dos encontros, revelando com isso, uma escola que inventa e que ocupa espaços.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenize, com Pós-Doutorado em História pela FFLCH/USP.  Bacharel em Artes Cênicas pela Unespar/FAP e licenciado em Artes pela Belas Artes de São Paulo. Atua na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. É líder do MIRADA- Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente.

Ana Beatriz Marques Penna, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Artes e Design e Licenciada em Artes Visuais pela UFJF. Artista e educadora em espaços não formais. Desenvolve projetos de curadoria e expografia.

Vitor Fernando de Barros Sant'Ana, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Artes e Design e Licenciado em Artes Visuais pela UFJF. Arte-educador, pesquisador e artista. No momento é professor de Arte no Ensino Fundamental na cidade de São José dos Campos, SP.

Referências

ACASO, María. La educación artística no son manualidades: nuevas práctivas em la ensenanza de las artes y cultura visual. Madrid: Catarata, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BLONDET, José Luis. Mal-educados. In: In: CERVETTO, Renata; LÓPEZ, Miguel A. Agite antes de usar. Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.

BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira. O PIBID do Instituto de Artes da Unesp: Espaço de conexões. Anais [recurso eletrônico] do 24o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, setembro de 2015, Santa Maria, RS ; Nara Cristina Santos ... [et al.] (orgs.). – Santa Maria : Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ; Universidade Federal de Santa Maria, PPGART ; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGAV, 2015.

CARVALHO, Francione Oliveira. Imagens e palavras para pensar a escola: apontamentos sobre a reforma do Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 973-985, jul./set., 2019. e-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.10621

COSTA, Tayanne Cid. Contribuições do PIBID/UNAMA Artes Visuais para alunos do 5º ano de uma escola municipal de Belém. Anais do XXVI CONFAEB: “POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO DA ARTE: Interculturalidade e processos educativos em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro”. Boa Vista, novembro de 2016 (CD-ROOM).

HELGUERA, Pablo. Uma má educação. Entrevista por Helen Reed. In: CERVETTO, Renata; LÓPEZ, Miguel A. Agite antes de usar. Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

FORQUIN, J.-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.

GONÇALVES, Maira Gutierres. MACHADO, Gilberto Andrade. VIDA, ARTE, ESCOLA: CONFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID ARTES VISUAIS - IFCE. Revista Iniciação & Formação Docente Formação docente: Múltiplos olhares v.1 n.1 (2014) Abril – Outubro / 2014. Disponível:

http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/article/view/862

GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

IRWIN, R. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: DIAS, Belidson. IRWIN, Rita L. (Organizadores). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2009.

MASSCHLEIN, Jan. SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

NÓVOA, A. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES, Vitória, ES. a 9. v.18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.Disponível: http://teste.periodicos.ufes.br/educacao/article/download/4927/3772>. Acesso em: 07 fev. 2020.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983.

ROCHA, Stéfani Rafaela Pintos da; SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. PIBID Interdisciplinar: um olhar sobre as contribuições da arte para a construção de objetos pedagógicos para pessoas com deficiências. Revista do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis, v.11, n. 1, p. 127-144, outubro, 2015.

ROLDÁN, J.; VIADEL, R. M. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2012.

ROSSI, Maria Helena Wagner. PIBID na formação inicial de professores de Artes Visuais na UCS. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada. Edição Especial: Vol. 3, nº 5, março de 2018. Disponível:

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6079/3231

SANTOS, Halisson Keliton Ramos dos.; SACARDO Michele Silva. A política de formação de professores: o estado da arte sobre o Pibid na Pós-Graduação em Educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1168-1181, set./dez., 2018. E-ISSN:1519-9029. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11404

STEIN, Vinícius. As crianças são artistas natas? Reflexões sobre a atividade criadora e as artes visuais na educação escolar. In: II Encontro Internacional da Rede Visível. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, 2019.

VERGARA, Luiz Guilherme. Curadoria educativa: percepção imaginativa/consciência do olhar. In: CERVETTO, Renata; LÓPEZ, Miguel A. Agite antes de usar. Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

CARVALHO, Francione Oliveira; PENNA, Ana Beatriz Marques; SANT’ANA, Vitor Fernando de Barros. Lugar de Memória e Arte: Rastros de uma escola: Place of Memory and Art: Traces of a school. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18282. Acesso em: 30 nov. 2024.