Estúdios de pintura e os usos da fotografia pela estética e pela didática em pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267612020144

Resumo

Para além da verbalização usar a fotografia está um modo de formar que repousa entre as finalidades estética e prática desta linguagem. Como parte integrante de pesquisa em arte realizada na linha de Ensino de Artes Visuais no Mestrado em Artes Visuais realizada pelo autor, a fotografia não é apenas um registro visual, o que torna sua memória minimamente permanente. É fluida pois é parte dos processos pictóricos e didáticos que envolvem a pesquisa, na medida em que compõe o campo fenomenal da experiência estética no interior do estúdio de pintura, lugar comum das dimensões fomadoras deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Villi Cavallari, PPGAV/UDESC SESI-PR

Pedro Henrique Villi Cavallari é graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (PR), especializado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional, mestrando em Artes Visuais na linha de Ensino de Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e participante do grupo de estudos e estúdio de pintura Apotheke. Artista visual, músico compositor, pesquisador e professor de arte pelo Colégio SESI Internacional de Curitiba. Se interessa por desenho, pintura, música, gravura, escultura, literatura, estética, fenomenologia, filosofia da linguagem, filosofia da educação e antropologia da arte.

Referências

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2010.

DUARTE JR, João Francisco. O que é beleza?. São Paulo, SP: Brasiliense, 2009

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Prosa do Mundo. São Paulo, SP: Cosac & Naif, 2012.

______________________. Fenomenologia da percepção. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

______________________. O olho e o espírito. São Paulo, SP: Cosac & Naif, 2013.

______________________. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. São Paulo, SP: Papirus, 1991.

OSTROWER, Fayga. Sensibilidade do Intelecto. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 1998.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESLER, Elida (Orgs.). O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. (pp. 123-140).

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

CAVALLARI, Pedro Henrique Villi. Estúdios de pintura e os usos da fotografia pela estética e pela didática em pintura. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/24471267612020144. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/17573. Acesso em: 28 mar. 2024.