O artesanal e o mecânico na série Silhuetas e Fantasmagorias de Manuela Siebert
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267612020107Palavras-chave:
Manuela Siebert, pintura , imagem técnicaResumo
O texto aborda a relação estabelecida entre pintura e imagem técnica na produção da artista catarinense Manuela Siebert, procurando investigar como essa associação interferiu no processo de elaboração e na visualidade de seus trabalhos. Para tanto, considera a fatura de determinadas pinturas da série intitulada Silhuetas e Fantasmagorias. Nesse conjunto de telas, a artista procurou conferir à pintura um aspecto semelhante à da imagem mecanicamente impressa, adotando, para esse fim, técnicas e materiais pertencentes à esfera do design e da comunicação visual. Com isso, Manuela incorporou, no interior da sua prática pictórica, uma lógica próxima ao do modo de produção industrial, assinalado pela divisão entre projeto e execução. Realizadas em estágios pré-determinados, as pinturas da série exibem contornos e cores que lembram a superfície impessoal e estandardizada das imagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa.
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