A fotografia e o sentir: não vidência e outros sentidos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267612020093

Palavras-chave:

Fotografia, Percepção tátil, Paisagem Sonora, Deficiência Visual; Inclusão.

Resumo

O Projeto A Fotografia e o Sentir compreende o ensino e a prática fotográfica junto aos alunos do IEACN - Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, localizado na cidade de Campina Grande - PB. Sua realização encontra-se ancorada na oportunidade de ampliar as pesquisas sobre acessibilidade e inclusão, bem como desenvolver recursos didáticos e metodológicos ao difundir a fotografia para pessoas com deficiência visual. Deste modo, este estudo abarca de maneira não exaustiva o uso da multissensorialidade para a construção imagética, ao explorar estímulos auditivos e táteis na produção, leitura e recepção de fotografias. O texto propõe um debate sobre as contribuições da percepção e do sentir para o processo de aprendizagem e a importância de oportunizar ao aluno não vidente o papel de fonte emissora e criativa. O percurso teórico envolveu Vygotsky (1997), Schafer (2003), Duarte Júnior (2012), Alves (2009) entre outros.

 




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Biografia do Autor

Cristianne Melo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestre em Comunicação (UFPE), bacharel em Arte e Mídia (UFCG), Jornalista (UEPB). Professora efetiva na Universidade Federal de Campina Grande no curso de Bacharelado em Arte e Mídia, na área de Estética e História da Arte, com subárea em Artes Visuais. 

Ian Costa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestre em Comunicação (UFPB), bacharel em Arte e Mídia (UFCG). Professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande no curso de Bacharelado em Arte e Mídia, área de áudio e tecnologia. 

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Referências Filmográficas

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

MELO, Cristianne; COSTA, Ian. A fotografia e o sentir: não vidência e outros sentidos. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/24471267612020093. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/17005. Acesso em: 20 dez. 2024.