Vagalume urbano: veste iluminada que acende o teatro nas ruas das cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020228

Palavras-chave:

Veste refletiva, urbanidade, confecção artesanal

Resumo

A formação histórica que confere humanidade ao corpo social se encontra obscurecida pela mercantilização da cultura e das artes. A iluminação opressiva dos centros urbanos ou a penumbra das regiões periféricas igualmente contribuem para a desvalorização das humanidades, refletindo somente arbitrários interesses globalizadores. O sujeito da história acende o indivíduo que constrói integrado à coletividade. Portanto, será verificada tanto a fabricação como o uso de vestes com faixas refletivas em passeios ciclísticos noturnos com o objetivo de apropriação dos materiais luminosos para conferir ações artísticas à urbanidade. O fundamento teórico está no estudo da cidade (Argan, 2005) e de sua construção (Sennett, 2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regilan Deusamar Barbosa Pereira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Sou figurinista e doutora formada em 2018 pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e integrante do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e da Memória Urbana desta mesma universidade. Atualmente exerço o cargo de Professora Substituta no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, onde leciono as disciplinas de Cenografia e Indumentária, Laboratório de Montagem: elementos visuais e Históra da Arte.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. Trad. Pier Luigi Cabra. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção a)

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

CATELLANI, Regina Maria. Moda Ilustrada de A a Z. Editora Manole, 2003.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 17ª ed.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEITE, Marcelo Denny de Toledo. Caleidoscópio Digital: contribuições e renovações das tecnologias da imagem na cena contemporânea. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.

SENAI. Beneficiamento têxtil. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2015.

SENNETT, Richard. O artífice. Tradução de Clóvis Marques – 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

VIANA, Fausto. Figurino teatral e as renovações do século XX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. Vagalume urbano: veste iluminada que acende o teatro nas ruas das cidades. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 228–246, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020228. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020228. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - A LUZ EM CENA: Interfaces e aprendizados