RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DO GESTOR E A PERCEPÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO NA ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA

Marino Luiz Eyerkaufer, Marines Lucia Boff, Flávia De Souza

Resumo


A discussão do artigo contempla o ambiente externo às empresas e a relação do perfil do gestor na percepção deste na elaboração da estratégia corporativa. O ambiente externo que compreende entre outros elementos: o consumidor, a tecnologia, a economia e a política de uma sociedade, em tese deveriam ser pressuposto para a elaboração da estratégia corporativa. Nesta perspectiva, surge a discussão do estudo que de forma abrangente identifica a visão que os consumidores tem dos gestores no que diz respeito à relação da percepção do ambiente externo e o perfil estratégico na elaboração da estratégia corporativa nas empresas de Ibirama/SC. O arcabouço teórico permitiu a elucidação de vários aspectos relacionados com ambiente externo, perfil de gestor e estratégica corporativa bem como da satisfação dos consumidores. Trata-se de um estudo descritivo, que além da revisão bibliográfica, efetuou levantamento de dados in-loco pelo método de survey com consumidores no perímetro urbano da Cidade de Ibirama/SC em julho de 2013. Estudo semelhante foi efetuado onde os sujeitos foram os gestores das empresas, por isso, alguns dados comparativos nos permitem visualizar que há concordâncias e discordâncias na visão de gestores e consumidores quanto aos aspectos relacionados com o tema em estudo. Conclui-se que as características do perfil dos gestores e a percepção do ambiente externo apontam para lacunas no processo de elaboração da estratégia corporativa que satisfaça plenamente o consumidor.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2316419003032014038


Revista mantida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Campus Ibirama
® 2019 Direitos Reservados