Design thinking no contexto do projeto editorial: contribuições instrumentais

Maíra Woloszyn, Maurício Elias Dick, Berenice Santos Gonçalves, Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo


O projeto de livros, revistas e outros produtos editoriais se inicia a partir de um conceito que deve levar em conta o público-alvo, suas preferências, necessidades e restrições, além de apresentar um design adequado ao leitor, às editoras e ao mercado. Ainda, diante da emergência de novas formas digitais de publicação – como livros e revistas digitais para dispositivos móveis – o sistema editorial se amplia e evidencia a necessidade de estudos mais atentos aos usuários, seus hábitos e sua relação com a tecnologia. Dado este contexto, o entendimento do público se mostra essencial para o desenvolvimento de produtos editoriais. Nessa perspectiva, o Design Thinking – uma abordagem de projeto que auxilia os designers na solução de problemas – pode vir a contribuir para a prática do Design Editorial a partir do uso de seus métodos e técnicas. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo identificar ferramentas do Design Thinking que contribuam para a compreensão do usuário no contexto do projeto editorial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, seguida de um levantamento de ferramentas e métodos do Design Thinking encontrados na literatura. Posteriormente, executou-se o agrupamento e a categorização dos achados, culminando na seleção dos instrumentos pertinentes ao escopo do estudo. Como resultado, nove ferramentas foram identificadas e apresentadas neste artigo, a saber: “A mente do principiante”, “Um dia na vida”, “Autodocumentação do usuário”, “Sessões generativas”, “Sombra”, “Mapa de empatia”, “Usuários extremos”, “Jornada do usuário” e “Personas”. Por fim, foi possível inferir que o Design Thinking se mostra útil para o estudo aprofundado dos usuários também no desenvolvimento de produtos editoriais, contribuindo para a renovação, inovação e criação de valor no campo do Design Editorial.


Palavras-chave


Design thinking; Design editorial; Ferramentas; Compreensão do usuário

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312913212018059



Direitos autorais 2018 Maíra Woloszyn, Maurício Elias Dick, Berenice Santos Gonçalves, Francisco Antonio Pereira Fialho

URL da licensa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.