O PENSAR CRIATIVO - O PROCESSO CRIATIVO E O ENSINAMENTO DAS CORES

Autores

  • Dulce Maria Holanda Maciel CEART/DMO
  • Fabiana Ludwig dos Santos CEART/DMO
  • Schirlei Martins O. San Romãn Bolsista PIBIC/Cnpq

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267212016214

Palavras-chave:

Criatividade, Cor, ensino

Resumo

Este texto relata uma experiência no aprendizado sobre cores realizada na disciplina intitulada Fundamentos da Cor do curso de Design de Moda do CEART/UDESC no ano de 2012. O grande desafio estabelecido na disciplina foi ensinar os conceitos básicos relativos a cores, suas características, usos, círculo cromático e esquemas harmônicos. No começo da disciplina foram estabelecidas as tarefas e o aporte teórico o qual envolveu o processo criativo e o ensinamento das cores através de exercícios desenvolvidos em sala de aula. Este texto demonstra uma breve apresentação do trabalho desenvolvido no semestre.

Downloads

Referências

ALMEIDA, N. F.; SEMINERIO, F. L. P. Cognição e Emoção: a importância do imaginário para a metacognição e a educação. In. LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (Org.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade.S. l.]: Alinea, 2005.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. S. l.]: Companhia Editora Nacional, 1971.DEWEY, J. Meu credo pedagógico. In. D’ÁVILA, Antônio. Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1954.

KNELLER, G. F. Arte e ciência da criatividade.5. ed. São Paulo: Ibrasa, 1978.MINSKY, M. A sociedade da mente.Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

MUNARI, B. Diseño y comunicación visual.Barcelona: Gustavo Pili, 1975.

PREDEBON, J.Criatividade-abrindo o lado inovador da mente:um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser criança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

RIBEIRO, C. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, online] v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf>. Acesso em 26 out. 2015.

SCHLOCHAUER, C. Desenvolvimento da criatividade em estudantes universitários:uma análise de estratégias de ensino. 2007. Projeto de pesquisa para processo de seleção (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em <http://cappf.org.br/tiki-download_wiki_attachment.php?attId=37>. Acesso em 28 fev. 2011.

TAYLOR, C. W. Criatividade:progresso e potencial. 2. ed. São Paulo: Ibrasa 1976.

Downloads

Publicado

25-04-2022

Como Citar

MACIEL, Dulce Maria Holanda; DOS SANTOS, Fabiana Ludwig; SAN ROMÃN, Schirlei Martins O. O PENSAR CRIATIVO - O PROCESSO CRIATIVO E O ENSINAMENTO DAS CORES. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.5965/24471267212016214. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/7446. Acesso em: 5 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos Seção temática