De Coriolanos e Coiranas: a trajetória cênica e fílmica do ator Lorival Pariz

Autores

  • Luiz Humberto Martins Arantes Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG PPGAC/Iarte

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018401

Resumo

Este artigo pretende refletir acerca da trajetória do ator Lorival Pariz (1934-1999), profissional de teatro e cinema, que participou de relevantes montagens e filmagens da história do teatro e do cinema nacional. Podem ser citadas: As Três IrmãsUm Grito Parado no ArO Dragão da Maldade Contra o Santo GuerreiroO País dos Tenentes. Pretendemos olhar as escolhas de Lorival Pariz à luz da história, confrontando as relações entre atuação/teatro/cinema/história. Procurando, assim, escrever uma história do espetáculo, valorizando sua trajetória, suas escolhas dramatúrgicas e seu ofício de ator.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Humberto Martins Arantes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG PPGAC/Iarte

    Pesquisador, diretor e Professor na graduação em Teatro e nas pós-graduações em Artes Cênicas e Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Atualmente coordena projetos de pesquisa e atua na área de Artes Cênicas, com ênfase em estudos de dramaturgia brasileira, memória e história.

Downloads

Publicado

19-11-2018

Como Citar

De Coriolanos e Coiranas: a trajetória cênica e fílmica do ator Lorival Pariz. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, n. 33, p. 401–426, 19 nov.2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)