Os outsiders do brega: corporeidade, estilo de vida e identidade bregueira em Belém, Pa

Autores

  • Miguel de Nazaré Brito Picanço Doutorando do PPGCS-UNISINOS e pesquisador do Laboratório de Politicas Culturais e Ambientais do Brasil-LAPCAB/ UNISINOS.
  • José Rogério Lopes Professor Titular dos PPGs em Ciencias Sociais- UNISINOS e em Desenvolvimento Regional -UFT

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016136

Resumo

O artigo descreve e analisa os processos percorridos pela música brega, até se firmar em tecnobrega, na cidade de Belém ( PA), e as mudanças que esses processos geraram no estilo bregueiro de seus adeptos. Desses processos, buscamos situar um conjunto de tensionamentos locais, ora centrados em gostos culturais, ora em estilos de vida, que produziram rotulações aos jovens bregueiros, os definindo como desviantes. No campo dessas tensões, analisamos os modos de produção de políticas  de identidade que constituem quadros normatizadores da ação individual e coletiva desses sujeitos, quando associados a códigos corporais e de vestimenta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel de Nazaré Brito Picanço, Doutorando do PPGCS-UNISINOS e pesquisador do Laboratório de Politicas Culturais e Ambientais do Brasil-LAPCAB/ UNISINOS.

Mestre em Educação  pela Universidad Autónoma de Asunció, 

Doutourando em Ciências Sociais no PPGCS/UNISINOS e  pesquisador no Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais do Brasil/UNISINOS.

José Rogério Lopes, Professor Titular dos PPGs em Ciencias Sociais- UNISINOS e em Desenvolvimento Regional -UFT

Doutor em Ciências Sociais ( PUC-SP, Professor titular em Ciências Sociais-UNISINOS e em Desenvolvimento Regional-UFT. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq.

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

PICANÇO, Miguel de Nazaré Brito; LOPES, José Rogério. Os outsiders do brega: corporeidade, estilo de vida e identidade bregueira em Belém, Pa. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 136–153, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016136. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais