Críticos teatrais em ação: luta e organização política em prol da modernidade cênica brasileira

Autores

  • Erickaline Bezerra de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN
  • Naira Neide Ciotti Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016327

Resumo

Nos palcos, Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues marca o advento da modernidade cênica brasileira, e entre os espectadores comuns, críticos atentos a difundir a nova tendência. Contudo, os críticos teatrais não se restringiram a profissão que exerciam, mas assumiram também o exercício político na medida em que reivindicaram a emancipação da própria atividade e da arte Teatral em diversas situações. Através de pesquisa bibliográfica para uma reconstituição histórica, reconhece-se que a criação de organizações institucionais em São Paulo e Rio de Janeiro, como ABCT, APCT e CICT, foram uma das ações desenvolvidas em prol destes objetivos. 

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Biografia do Autor

Erickaline Bezerra de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Mestre em Artes Cênicas

Naira Neide Ciotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutorada em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na ECA / USP.

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Publicado

2016-12-24

Como Citar

LIMA, Erickaline Bezerra de; CIOTTI, Naira Neide. Críticos teatrais em ação: luta e organização política em prol da modernidade cênica brasileira. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 327–338, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016327. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/7246. Acesso em: 22 dez. 2024.