Pina Bausch: aproximações com Brecht e o teatro pós-dramático

Autores

  • Juliana Carvalho Franco da Silveira Universidade Federal de Viçosa
  • Mariana Lima Muniz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358695801202013109

Resumo

O artigo apresenta aproximações entre os procedimentos utilizados por Pina Bausch na dança-teatro e os utilizados por Bertolt Brecht no teatro didático, além de relacionar o trabalho realizado pela diretora alemã com as propostas do que Hans-Thies Lehmann denomina de teatro pós-dramático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Franco da Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Artes e Humanidades da UFV. Mestre em Artes pela UFMG. Bailarina e diretora, em 2008 e 2009 realizou pesquisa de campo junto ao Tanztheater Wuppertal, companhia dirigida por Pina Bausch de 1973 a 2009.

Mariana Lima Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Titular do Departamento de Fotogra a, Teatro e Cinema, atuando na Pós-graduação em Artes e Curso de Graduação em Teatro da EBA/ UFMG. Doutora em História, Teoria e Prática do Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha). Formada em Interpretação Gestual - Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (2005). Pesquisadora, diretora e atriz.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

SILVEIRA, J. C. F. da; MUNIZ, M. L. Pina Bausch: aproximações com Brecht e o teatro pós-dramático. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 109-118, 2013. DOI: 10.5965/2358695801202013109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/4037. Acesso em: 28 set. 2022.