Dança | Filosofia: Verso e reverso de um dizer

Autores

  • Thereza Rocha Universidade Federal do Ceará (UFCE), Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102192012073

Resumo

Por uma filosofia que se diz da dança e de uma dança que se diz da filosofia. Procurar intercâmbios entre dança e filosofiaque permitam à dança aceder a um modo-pensamento que lhe seja próprio e que aqui chamaremos de dança | pensamento – pensamento em/de dança. Corpo, tempo, diferença, teoria, prática são temas a transformar em conceitos-dança na passagem de uma filosofia pensada a partir da dança a uma filosofia da dança em seus modos próprios de dizibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFCE), Fortaleza, CE

Pesquisadora, dramaturgista e diretora de espetáculos. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO . Mestre em Comunicação pela ECO-UFRJ. Professora dos cursos de bacharelado e de licenciatura em dança do Instituto de Cultura e Arte – ICA da Universidade Federal do Ceará – UFC. Foi professora substituta do setor de Dança e Filosofia do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e do setor de Dança do Instituto de Artes da UE RJ. Concebeu e coordenou o Curso de Pós-graduação Lato Sensu Estudos Avançados da Dança Contemporânea: coreografia e pesquisa na UniverCidade. Autora do livro Diálogo  Dança (São Paulo: SENAC, 2012), junto com Márcia Tiburi. É colunista do portal idança.net (www.idanca.net). Concebido e organizado por mim em parceria com Roberto Pereira e Charles Feitosa, o simpósio foi realizado pelo SESC Rio e a UNIRIO com apoio da CAPE S, do Consulado Geral da França, do Goethe Institut, do British Council e da UniverCidade, contou com as conferências

de Andre Lepecki (EU A); Daniel Lins (BRA); Michel Bernard (FRA); Isabelle Ginot (FRA); Jose Gil (PO R); Helena Katz (BRA); Marcia Tiburi (BRA); Ramsay Burt (GB R); Franz Anton Cramer (DEU ); Gabrielle Klein (DEU ); Kuniichi Uno (JPN); Maria Cristina Franco Ferraz (BRA), dentre outros, e apresentações das danças dos brasileiros Lia Rodrigues, Bruno Beltrão, Marcia Milhazes, Frederico Paredes, Luiz de Abreu e Maria Alice Poppe.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Como Citar

ROCHA, Thereza. Dança | Filosofia: Verso e reverso de um dizer. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 071–080, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012073. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3192. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e Movimento