Brecht e currículo: a utilização da metodologia da Peça Didática no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e106

Palavras-chave:

peça didática, Bertolt Brecht, pedagogia do teatro, formação de professores , ensino médio

Resumo

O artigo analisou a metodologia de ensino e aprendizagem de Bertolt Brecht, denominada Peça Didática, e sua aplicação na Educação Básica, com foco no Ensino Médio, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa surgiu de discussões feitas em 2024 entre o autor e um grupo de mestrandos, quando foi sugerida a exploração dessa abordagem como metodologia de ensino escolar. O estudo incluiu experimentação prática, reflexão e análise da compatibilidade com o currículo, concluindo pela adequação da metodologia ao desenvolvimento de habilidades e competências da BNCC. Dessa forma, argumentou-se pela sua inclusão nos planos de curso de professores de Arte do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Alexandre Gandolfi Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorando em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorado em Teatro e Mestrado Profissional em Prof-Artes pela UDESC. Graduação - Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UDESC. Atua como professor de Educação Básica, professor substituto no Ensino Superior e professor colaborador no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes).

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

GANDOLFI NETO, Alexandre. Brecht e currículo: a utilização da metodologia da Peça Didática no Ensino Médio. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26796. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação