Brecht e currículo: a utilização da metodologia da Peça Didática no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101542025e106Palavras-chave:
peça didática, Bertolt Brecht, pedagogia do teatro, formação de professores , ensino médioResumo
O artigo analisou a metodologia de ensino e aprendizagem de Bertolt Brecht, denominada Peça Didática, e sua aplicação na Educação Básica, com foco no Ensino Médio, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa surgiu de discussões feitas em 2024 entre o autor e um grupo de mestrandos, quando foi sugerida a exploração dessa abordagem como metodologia de ensino escolar. O estudo incluiu experimentação prática, reflexão e análise da compatibilidade com o currículo, concluindo pela adequação da metodologia ao desenvolvimento de habilidades e competências da BNCC. Dessa forma, argumentou-se pela sua inclusão nos planos de curso de professores de Arte do Ensino Médio.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2019. Acesso em: 26 jan. 2025.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22/12/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 21 dez. 2017. Acesso em: 26 jan. 2025.
BRASIL. Portaria Nº 1.348, de 14/12/2018. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular na etapa do Ensino Médio. Acesso em: 26 jan. 2025.
CONCÍLIO, Vicente. “Sete vezes Sr. Schmitt”: o modelo de ação e o jogo da encenação com a peça didática de Bertolt Brecht. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 157–163, 2011. Acesso em: 18 jan. 2025.
GIANINI, Marcelo. A peça didática de Bertold Brecht na formação de professores de teatro. In: Simpósio Da International Brecht Society, 2013, Porto Alegre. Anais. Acesso em: 18 jan. 2025.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1991.
MATIAS, Eliete Fernandes. O teatro pedagógico de Brecht. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, Uberlândia, v. 5, n. 2, 2018. Acesso em: 18 jan. 2025.
SILVA, Anita Cione Tavares Ferreira Da. Aprendizagem na peça didática: uma quebra na barreira espectador/ator conduzindo à reflexão e conhecimento por meio da experimentação teatral. Repertório, Salvador, nº 20, p.115-118, 2013.1. Acesso em: 18 jan. 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)