Pesquisa em artes da cena: os dilemas do método, os desafios da escritura e a relação arte e dor na dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e123

Palavras-chave:

dança, método, corpo, arte e dor, escrita da dança

Resumo

Tratou-se de pensar e refletir sobre o campo configurado pelas pesquisas acadêmicas em artes cênicas na atualidade, partindo-se de três perspectivas; a saber: os dilemas enfrentados por pesquisadores e pesquisadoras em relação às diretrizes metodológicas que, por vezes, refletem as dificuldades enfrentadas na produção e mobilização do dito conhecimento científico no campo das artes, o embate diante dos paradigmas escolásticos que, até hoje, permeiam a construção dos saberes nas universidades e, por último, os desafios impostos pelo exercício doloroso de se tentar escrever sobre o corpo na arte da dança.  

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Biografia do Autor

Rafael Henrique Viana Sertori, Universidade de São Paulo

Doutorado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e Licenciatura em Artes Cênicas pela USP.  Professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

SERTORI, Rafael Henrique Viana. Pesquisa em artes da cena: os dilemas do método, os desafios da escritura e a relação arte e dor na dança . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e123. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26274. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II