Pena: balé possível enquanto desdobramento poético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e204

Palavras-chave:

balé, deficiência , criação, pesquisa em dança

Resumo

Apresenta-se relato sobre uma trajetória, que inclui estudos e atuação profissional em nível internacional. Ao abordar relações entre dança clássica, deficiência e poética a partir da ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral, chega-se à exposição do Balé Possível, investigação na forma de um pós-doutorado que assumiu a prática como pesquisa para o viés metodológico. Uma proposta de prática corporal a partir dos princípios de movimento do balé para, em atos de improvisação, chegar a processos de criação cênica. Aborda-se a criação da obra Pena, que trouxe questões encontradas em autores da atualidade que escrevem sobre dança e deficiência, técnica e criação do balé.  

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Biografia do Autor

Silvia Susana Wolff, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes/Dança pela New York University (NYU), Estados Unidos. Graduação em Comunicação Social pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Profa. Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Flávio Campos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado e Mestrado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação – Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Prof. Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

WOLFF, Silvia Susana; CAMPOS, Flávio. Pena: balé possível enquanto desdobramento poético. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26266. Acesso em: 21 dez. 2024.