Práticas performativas: percepções, sentidos e imaginação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e124

Palavras-chave:

práticas performativas, processos criativos, Haicai, percepção , imaginação

Resumo

A disciplina Práticas Performativas em Diálogo com Abordagens Orientais: percepção, sentidos e imaginação foi ofertada por três semestres no Departamento de Artes Cênicas da UnB. Refletiu-se, aqui, sobre os procedimentos adotados nos processos de criação ramificados em três ciclos: flor, água e lua. A metodologia incluiu práticas corporais orientais e somáticas, tecnológicas, improvisações, narrativas de sonhos, caminhadas na natureza, leituras de tarô, criações de haicais, colagens e aquarelas, com o intuito de adentrar abordagens performativas e abrir espaços para campos sensoriais. Criou-se performances, videoperformances, perfil no Instagram, dois cadernos de arte e o ebook Corpo Haicai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia de Almeida Castro, Universidade de Brasília

Pós-doutorado pelo Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorado em Antropologia, pela Universidade de São Paulo (USP).Professora na graduação e na pós-graduação em Artes Cênicas da UnB.  

 

Deborah Dodd Macedo, Universidade de Brasília

Doutoranda, Mestrado e Graduação em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB).  

Elise Hirako, Universidade de Brasília

Doutoranda, Mestrado e Graduação em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB). Professora substituta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Rosanna Viegas, Universidade de Brasília

Mestrado e Graduação em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB).

Guilherme Sampaio, Universidade de Brasília

Mestrando e Graduação em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

BASHÔ, Matsuo. O eremita viajante. [haikus - obra completa]. Porto: Assírio & Alvim, 2016.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

JODOROWSKY, Alejandro. COSTA, Marianne. O Caminho do Tarot. São Paulo: Chave, 2012.

KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

LIMULJA, Hanna. Uma etnografia dos sonhos Yanomami. O desejo dos outros. São Paulo: Ubu editora, 2022.

MORISHITA, Takashi et al. Hijikata Tatsumi’s Notational Butoh. An Innovational Method For Butoh, 2015.

OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: n-1 edições, 2016.

PIERI, Paolo Francesco. Dicionário Junguiano. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo, SP: Paulus, 2022.

RIBEIRO, Sidarta. O oráculo da noite. A história e a ciência do sonho. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

CASTRO, Rita de Cássia de Almeida; MACEDO, Deborah Dodd; HIRAKO, Elise; VIEGAS, Rosanna; SAMPAIO, Guilherme. Práticas performativas: percepções, sentidos e imaginação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–32, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e124. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26261. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II