Corpo-que-escreve

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e111

Palavras-chave:

corpo-que-escreve, dramaturgia, trabalho das paixões, programa performativo, disponibilidade

Resumo

Ao reconhecer que, para além de ações, uma dramaturgia é também um trabalho que trama paixões, este artigo propõe o corpo-que-escreve como uma prática da disponibilidade que antecede o texto que virá. Para tal, inspira-se no processo de criação de azevedo (2022-2023), uma publicação literária portuguesa, traçando relações com a teoria da afecção (Spinoza) e com as noções de programa performativo (Fabião) e inoperosidade (Agamben).

 

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Biografia do Autor

Diogo Liberano Ribeiro, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Artes Cênicas: Direção Teatral (UFRJ). 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

RIBEIRO, Diogo Liberano. Corpo-que-escreve. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–41, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26240. Acesso em: 21 dez. 2024.