Balanços e giros de processos artístico-pedagógicos que abraçam concepções animistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e118

Palavras-chave:

cotação de histórias, infâncias, animismo, tradução oral

Resumo

A partir de uma oficina de contação de histórias entre mulheres que ocorreu ao longo do ano de 2023 em uma escola pública de integração de linguagens artísticas voltadas para as infâncias, o artigo ensaia uma escrita abalada pela presença do parque onde a escola se encontra. Diálogos com concepções animistas revisitadas permearam as dinâmicas e a escolha das narrativas que foram analisadas a partir de abordagens que levaram em consideração a performance das crianças, com eixo nos gestos de balançar e girar. Considerações acerca do lado artesanal do ofício de narrar foram evocadas pelos bordados do Coletivo BordaEMIA e através de reflexões, que tecem analogias com a tradição oral.  

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Biografia do Autor

Lígia Borges, Instituto Federal de Alagoas

Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela USP. Professora de Artes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

BORGES, Lígia. Balanços e giros de processos artístico-pedagógicos que abraçam concepções animistas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e118. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26223. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II