Corpos em deriva: os labirintos e narrativas da internet em "O sol desapareceu"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e112

Palavras-chave:

narrativa, deriva, dramaturgia contemporânea, internet

Resumo

Partindo de uma perspectiva performativa, este artigo aborda a relação entre narrativa e dramaturgia no teatro contemporâneo a partir da peça O sol desapareceu (2023), dirigida por Janaina Leite. O objetivo é analisar aspectos narrativos da dramaturgia contemporânea e procedimentos de deriva como dispositivos de criação cênica tanto no deslocamento pela internet, quanto pela cidade. Abre-se a ideia de se pensar a virtualidade como campo/gênese de fabulações para o narrar cênico.  

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Biografia do Autor

Lucas Miyazaki Brancucci, Universidade de São Paulo

Mestrando em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Letras pela USP. Escritor e performer.

Lívia Machado, Universidade de São Paulo

Pesquisadora e artista. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), mestre em Comunicação e Sociedade (UFJF) e jornalista (UFJF). Participação nos Grupos de Pesquisa Espaço Semiótico da Cultura Audiovisual (CNPq – USP) e Grupo de Pesquisa em Semiótica (Intercom). Criadora das cenas autorais O Museu Voador e Eram Astronautas Máquinas.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

BRANCUCCI, Lucas Miyazaki; MACHADO, Lívia. Corpos em deriva: os labirintos e narrativas da internet em "O sol desapareceu". Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26202. Acesso em: 21 dez. 2024.