Escrever é escutar – ensaio sobre as vozes de “Por visões”
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101542025e201Palavras-chave:
texto de teatro, escrita, fala, oralidade, escutaResumo
Ao problematizar a relação entre escrita e fala no fazer teatral, o artigo, em um viés prático-teórico, reconstitui o processo de criação do espetáculo Por visões da Cia. Passo a 2 de Teatro. A partir da experiência da autora, como dramaturga e diretora convidada para o projeto, estabelece-se uma reflexão sobre a escuta como prisma para a escrita, como uma forma de deslocamento de si. São descritos e analisados as etapas e procedimentos utilizados na elaboração do texto, buscando um entendimento mais amplo do gesto de escrita, em sua ligação íntima com a oralidade, e do que, hoje, se pode chamar de texto teatral.
Downloads
Referências
BIRKENHAUER, Theresia. Entre fala e língua, drama e texto: reflexões acerca de uma discussão contemporânea. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, n. 18, Florianópolis, p.181-188, 2012. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012181/2356. Acesso em: 2 set. 2024.
BORJA DE ALMEIDA FILHO, Marcus Vinicius. Dramaturgie en relation, processus compositionnels d’écriture théâtrale collective: tendances et perspectives. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Teatrais) - Université Sorbonne Nouvelle/Paris e Universidade de São Paulo, 2015.
DANAN, Joseph. Préface de Joseph Danan Un art à mille temps. In Rafaëlle Jolivet Pignon La Représentation rhapsodique, Montpellier: L’Entretemps, 2015.
DORT, Bernard. L’état d’esprit dramaturgique. In: Théâtre/Public, n°67, “Dramaturgie”, 1986.
DUFAY, Gabriel; FOSSE, Jon. Écouter, c’est écrire, Montreuil: L’Arche, 2023.
FERRER, Maria Clara. Por visōes. Arquivos pessoais do projeto Por visōes, 2019. (Não publicado)
FERRER, Maria Clara; MOTA, Juliana. Caminhos da escuta: presença sonora e escuridão. Ephemera, n.1, Ouro Preto, p. 23-30, 2018.
GOUHIER, Henri. Le théâtre et les arts à deux temps. Paris: Flammarion, 1989.
LACOSTE, Joris. Le bloc – les règles du jeu, 2008. Disponível no site do artista: W | Le bloc (1110111.org). Acesso em: 15 set. 2024.
LACOSTE Joris, Tactiques du bloc, 2008a. Disponível no site do artista: W | Tactiques de bloc (1110111.org). Acesso em: 15 set. 2024.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
STEIN, Gertrude. Lectures en Amérique, Paris: Christian Bourgois, 2011.
STEINER, Georges. Aqueles que queimam livros. Trad. Pedro Fonseca. Belo Horizonte: Âyiné, 2020.
WOLF, Christa, Cassandra. Trad. Marijane Vieira Lisboa. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
ZUMTHOR, Paul. La Mesure du monde. Paris: Seuil, 1993.
Dossiê do espetáculo Por visões, Acervo da Cia. Passo a 2 de teatro.
Vídeo com Marguerite Duras, 1976:
INA, www.ina.fr. Marguerite DURAS (en voix off) parle de l'écriture, du vécu qui hante, de Lol V Stein. Direçāo de Michelle Porte. Disponível em: https://www.ina.fr/ina-eclaire-actu/video/i05005877/marguerite-duras-sur-la-plage. Acesso em: 10 ago. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)