Escrever é escutar – ensaio sobre as vozes de “Por visões”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e201

Palavras-chave:

texto de teatro, escrita, fala, oralidade, escuta

Resumo

Ao problematizar a relação entre escrita e fala no fazer teatral, o artigo, em um viés prático-teórico, reconstitui o processo de criação do espetáculo Por visões da Cia. Passo a 2 de Teatro. A partir da experiência da autora, como dramaturga e diretora convidada para o projeto, estabelece-se uma reflexão sobre a escuta como prisma para a escrita, como uma forma de deslocamento de si. São descritos e analisados as etapas e procedimentos utilizados na elaboração do texto, buscando um entendimento mais amplo do gesto de escrita, em sua ligação íntima com a oralidade, e do que, hoje, se pode chamar de texto teatral. 

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Biografia do Autor

Maria Clara Ferrer, Universidade Federal de São João del-Rei

Pós-doutorado na Université Paris-Nanterre. Paris (FR). Doutorado, Mestrado e Graduação em Etudes Théâtrale/Artes Cênicas pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, França. Profa. nos cursos de Graduação e Pós-graduação de Teatro na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).   

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

FERRER, Maria Clara. Escrever é escutar – ensaio sobre as vozes de “Por visões”. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26187. Acesso em: 20 maio. 2025.