Máscaras e mímicas no teatro brasileiro: uma decolonização da prática artística?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0125

Palavras-chave:

decolonialidade, democracia racial, Decroux, Lecoq, apropriação cultural

Resumo

Este artigo indaga a prática de pesquisa artístico-acadêmica das artes cênicas sobre as mímicas e as máscaras em relação às práticas culturais afro-brasileiras a partir de discussões decoloniais sobre democracia racial e apropriação cultural. A intenção é questionar se é eficaz a apreensão de um pensamento decolonial sul-americano desenvolvido na parte hispânica do continente sem levar em conta as especificidades do racismo à brasileira na sociedade como um todo.

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Biografia do Autor

Erico José Souza de Oliveira, Universidade de Brasília

Pós-Doutorado em História da Encenação pela Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle em Paris com estágios em Biomecânica Teatral no Centro Internacional de Biomecânica Teatral de Meierhold, em Perúgia (Itália), com Bolsa CAPES e Estágio Sênior na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis sobre transculturalidade na pedagogia do trabalho com máscara na Escola Jacques Lecoq (Paris), com estágio de um ano na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (Paris), com Bolsa CAPES. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Sanduiche na Université Paris X-Nanterre, com Bolsa CAPES. Mestrado em Artes Cênicas pela UFBA. Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado 3 da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

OLIVEIRA, Erico José Souza de. Máscaras e mímicas no teatro brasileiro: uma decolonização da prática artística?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e0125. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26154. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatralidades negras, africanas e afrodiaspóricas