Escrita performativa e corpo em jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e203

Palavras-chave:

jogo, performatividade, escrita, metodologia, corpo

Resumo

Trata-se de experiências ocorridas na disciplina Escrita Cartográfica e Performativa em Jogo ministrada na Pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp no primeiro semestre de 2024. Foi estimulado um movimento espiralado em direção às materialidades das pesquisas, exercitando escritas experimentais. Os gestos pedagógicos de acolher, compartilhar, espreitar, tensionar foram acionados permitindo que as singularidades escreventes decorressem dos objetos de pesquisa. Destacaram-se como aspectos teóricos, hibridizadas à oralidade, as “marcas” (Rolnik, 1993) e “cenas fulgor” (Llansol, 2011). A escrita performativa manifestou-se no fragmentário como formato legítimo de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Augusto Gandara Federici, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutorado  em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Educação pela UNICAMP. Mestrado em Educação pela UNICAMP. Graduação em Educação Física pela UNICAMP. Professor Associado II na Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista (UNIFESP).

Ana Cristina Colla, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado e Mestrado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP. Atriz-pesquisadora do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais.         

Referências

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

COLLA, A. C. O CORPO DA PALAVRA OU A PALAVRA DO CORPO: A escrita como criação. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/RR-v6n2a2019-01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46280. Acesso em: 27 out. 2023.

CVEJIC, Bojana. Notas para uma sociedade da performance: sobre dança, esportes, museus e seus usos. In: RIBEIRO, Felipe (org.) AdF.14 Atos de Fala. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em https://www.academia.edu/21502144/AdF_14_Atos_de_Fala. Acesso em: 09 mai. 2024.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 1. 2ª Ed. 4ª reimpressão. São Paulo, SP: Ed. 34, 2021.

DUFOURMANTELLE, Anne. Potências da suavidade. São Paulo: N-1, 2022.

ERNAUX, Annie. A vergonha. São Paulo: Fósforo, 2022.

ERNAUX, Annie. O lugar. São Paulo: Fósforo, 2021.

ESPINOSA, Baruch de. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

GUEDES, A. O.; ROSA, C. C. D. da; BEMVENUTO, V. da S.; BEMVENUTO, V. da S. Quando escrever é mover: por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21556.

INGOLD, Tim. Linhas: uma breve história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

LLANSOL, Maria Gabriela. Entrevistas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

MANGUEL, Alberto. Encaixotando minha biblioteca: Uma elegia e dez digressões. Tradução de Jorio Dauster. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

ROLNIK, S. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cad Subj. 1993 set-fev;1(2):241-251.

SABER DE MELLO, Ines; AGUIAR, Franciele Machado de; BELCHIOR SANTOS, Jussara; PEDROSO DE OLIVEIRA, Luane; BITENCOURT, Matheus Abel Lima de; FRANZONI, Tereza. O que é escrita performativa?. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–24, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17922. Acesso em: 4 mar. 2024.

TAVARES, G.M. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Porto Alegre: Dublinense, 2021.

TAVARES, G. M. Breves notas sobre as ligações. Florianópolis: Ed. UFSC: Ed. da Casa, 2010.

WESTPHAL, Márcia Faria e BÓGUS, Cláudia Maria e FARIA, M. Grupos focais: experiências precursoras em programas educativos em saúde no Brasil. Boletin de la Oficina Sanitária Panamericana, v. 120, n. 6, p. 472-82, 1996. Tradução. Acesso em: 05 set. 2024.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

FEDERICI, Conrado Augusto Gandara; COLLA, Ana Cristina. Escrita performativa e corpo em jogo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26116. Acesso em: 22 maio. 2025.