Qual corpo chega antes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e115

Palavras-chave:

corpo, discurso, linguagem, psicanálise, teatro

Resumo

O artigo coloca em contracena fragmentos de três peças brasileiras estreadas na última década por artistas que se servem do debate sobre gênero para se indagar sobre os efeitos dos discursos em seus corpos: Manifesto Transpofágico, de Renata Carvalho; E.L.A, de Jéssica Teixeira; e Vaga Carne, de Grace Passô. Diante das distintas operações pelas quais um ser falante se arranja com seu corpo, modos de aprisionamento e seus restos, propõem-se torções que questionam crítica e poeticamente esses enlaces, com base nas proposições psicanalíticas sobre o corpo falante decorrentes do último ensino de Jacques Lacan.   

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Biografia do Autor

Luciana Eastwood Romagnolli, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com bolsa de Pós-doutorado Júnior do CNPq. Doutorado em Artes Cênicas pela USP.Mestrado em artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Literatura Dramática e Teatro pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR). Especialização em Psicologia Clínica e Psicanálise pela PUC-SP. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

ROMAGNOLLI, Luciana Eastwood. Qual corpo chega antes?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–12, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e115. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26095. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II