Por uma estética do corpo esgotado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e121

Palavras-chave:

performance, violência, arte brasileira contemporânea

Resumo

Neste artigo, propôs-se uma reflexão em torno das pautas ligadas às alteridades femininas, tendo como ponto de partida o corpo. Para dar corpo às discussões, elegeu-se como objeto de análise performances de três artistas brasileiras, Berna Reale, Renata Felinto e Juliana Varner, a fim de se desenvolver conceitos corpo esgotado (Lapoujade), mas sobretudo de pensar o corpo numa relação estética, enquanto suporte, expressão e linguagem artística, em que se possa enunciar movimentos de denúncia e de levante.  

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Biografia do Autor

Angela Guida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Estudos Literários pela UFJF. Graduação me Letras – Português/Inglês e Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FAFILE). Profa. Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAALC).

Daniel Almeida Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando e Mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduação em Letras pela UFMS.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

GUIDA, Angela; MACHADO, Daniel Almeida. Por uma estética do corpo esgotado. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e121. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26077. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II