Performar historiografia: conhecimentos enquadrados pela linguagem cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0105

Palavras-chave:

artes cênicas, historiografia, conhecimento

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa mais ampla sobre os modos de conhecer favorecidos pelas artes da cena. Em seu recorte, busca-se investigar como a história e a historiografia podem ser entendidas quando surgem enquadradas pela linguagem teatral. Por meio da análise do espetáculo Derretiré con un cerillo la nieve de un volcán (2013), do grupo mexicano Lagartijas Tiradas al Sol, destacam-se as dimensões subjetivas, processuais, corporificadas e territoriais que envolvem o gesto cênico de historiografar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Guimarães, Universidade de Brasília

Pós-Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas pela UFMG. Professora adjunta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB).

Referências

ARDENNE, Paul. Un arte contextual: creación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Cendeac, D. L., 2006.

BISHOP, Claire. Deskilling dance. 2009. In: “RB Jérôme Bel”. Apresenta informações sobre o artista Jérôme Bel e os espetáculos realizados por ele. Disponível em: <http://www.jeromebel.fr/index.php?p=5&lg=2&cid=217>. Acesso em: 10 abr. 2024.

CANCLINI, Nestor. A sociedade sem relato. Antropologia e estética da iminência. São Paulo: Edusp, 2012.

CLARAMONTE, Jordí. Autonomía. In: CORNAGO, Óscar; FERNANDES, Sílvia e GUIMARÃES, Julia. O teatro como experiência pública. São Paulo: Ed. Hucitec, 2019.

COSTA, Julia Morena. O duplo pacto representativo: porosidades e enganos do real em Tijuana, de Gabino Rodríguez. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 37–51, 2019. DOI: 10.17851/2317-2096.29.1.37-51. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18832. Acesso em: 02 maio. 2024.

CVEJIĆ, Bojana e VUJANOVIĆ, Ana. Esfera pública através da performance. In: PAIS, Ana. Performance como esfera pública. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.

ESCOBAR, Ticio. El Arte Fuera de Sí. Assunção: CAV/Museo del Barro e FONDEC, 2004.

FABIÃO, Eleonora; Performance e história: em busca de uma historiografia performativa. In: FLORES, Livia (org.). Pelas vias da dúvida: segundo encontro de pesquisadores de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes UFRJ, 2012.

FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

LAGARTIJAS TIRADAS AL SOL. Derretiré con un cerillo la nieve de un volcán. In.: BARREIRO, Francisco; LEDUC, Juan e RODRÍGUEZ, Lázaro Gabino (orgs.). La realidad también se inventa. Diecisiete años de trabajo por Lagartijas tiradas al sol. Ciudad de México: Ediciones sin resentimiento, 2022.

LAGARTIJAS TIRADAS AL SOL. Tijuana. In.: BARREIRO, Francisco; LEDUC, Juan e RODRÍGUEZ, Lázaro Gabino (orgs.). La realidad también se inventa. Diecisiete años de trabajo por Lagartijas tiradas al sol. Ciudad de México: Ediciones sin resentimiento, 2022.

MARTIN, Carol. Introduction: Dramaturgy of the Real. In: MARTIN, Carol (Ed). Dramaturgy of the real on the world stage. Basingstoke and New York: Palgrave Macmillan, 2012.

MARTIN, Carol. Theatre of the Real. Basingstoke and New York: Palgrave Macmillan, 2013.

MENDES, Julia Guimarães. Performar teoria, desconstruir identidades: uma análise de Stabat Mater, de Janaína Leite, A Invenção do Nordeste, do Grupo Carmin, e Isto é um negro?, do grupo EQuemÉGosta?. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.20396/conce.v12i00.8674670. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8674670. Acesso em: 02 maio. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.

SÁNCHEZ, Jose Antonio. A pesquisa artística e a arte dos dispositivos. Questão de Crítica - Revista eletrônica, v. 08, n. 65, 2015, p. 322-327, Disponível em: http://www.questaodecritica.com.br/2015/08/a-pesquisa-artistica-e-a-arte-dosdispositivos/. Acesso em 11 agosto 2023.

SMALL, Daniele Avila. Historiografias de artista - Escritas da história no teatro documentário contemporâneo. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) –Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

GUIMARÃES, Julia. Performar historiografia: conhecimentos enquadrados pela linguagem cênica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25574. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?