Visualidade e Espetáculo: abordagens e conexões históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0207

Palavras-chave:

visualidade, espetáculo, cultura visual, pensamento e imagens, visão

Resumo

Este artigo resultou da investigação de abordagens da visualidade, considerando gênese, referências e introdução ao conhecimento produzido neste contexto, considerando prováveis aproximações com o espetáculo. A investigação indicou conexões teóricas na Cultura Visual derivando para os Estudos Culturais que estão em curso na Inglaterra desde os anos 1950 e incorporou vários autores, desde Michael Baxandall até Nicholas Mirzoeff, passando por Hal Foster e Tom Mitchel. A pesquisa sugeriu que a noção de visualidade seja tratada nos pressupostos da pesquisa acadêmico-científica.

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Biografia do Autor

Eduardo Tudella, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - PPGAC. Mestre em Design Teatral - Iluminação - New York University. Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Professor associado da Universidade Federal da Bahia. Diretor, Designer e Professor-Pesquisador. Premiado, tanto na produção bibliográfica, quanto artística.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

TUDELLA, Eduardo. Visualidade e Espetáculo: abordagens e conexões históricas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25155. Acesso em: 21 nov. 2024.