Memórias encenadas: a proficiência histórica do Elenco de 'Flor do Deserto' sobre o Caldeirão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0102

Palavras-chave:

legado cultural, preservação histórica, consciência histórica, Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

Resumo

Este artigo investiga o papel da produção artística na preservação histórica, destacando "Flor do Deserto", do Grupo Miraira do IFCE Campus Fortaleza. A peça aborda o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, marco na história cearense. A pesquisa explora o conhecimento prévio do elenco sobre o Caldeirão, sua interpretação de personagens e o impacto da obra na consciência pública sobre o massacre. Com 44 entrevistados, entre dança/cena e música, o estudo utiliza metodologias qualitativas para compreender a relação entre espetáculo, elenco e reconhecimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Alison Vasconcelos Marques, Instituto Federal do Ceará

Mestre em Administração (UNIFOR), MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais (UNIFOR), Especialista em Linguagens e Mídias Digitais (Uni7), Bacharel em Jornalismo (Estácio), estudante do curso de Licenciatura em Teatro (IFCE Campus Fortaleza). Professor e artista brincante do Grupo Miraira.

Maria de Lourdes Macena de Souza, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Turismo (UECE). Licenciada em Música (UECE). Artista/docente/pesquisadora do IFCE; coordenadora do PPGARTES–IFCE e diretora/criadora do Grupo Miraira

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel Medeiros. Memória e história: o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto na narrativa histórica. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

BARROS, Luitgarde. O Movimento Religioso de Juazeiro do Norte: Padre Cícero e o Fenômeno do Caldeirão. In: SOUZA, Simone. História do Ceará. Fortaleza: Multigraf, 1995.

BARROSO, Oswald. Entre ritos e batalhas. Fortaleza: SECULT/CE, 2011.

CORDEIRO, Domingos Sávio de Almeida. Um beato líder: narrativas memoráveis do Caldeirão. Fortaleza: Imprensa Universitária / Universidade Federal do Ceará, 2004.

FACÓ, Rui. Cangaceiros e Fanáticos – gênese e lutas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo: edições Vértice, 1990.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora Unicamp, 2003.

LOPES, Régis. Caldeirão. Fortaleza: EDUECE, 1991.

MACENA, Circe. Memórias encenadas: a proficiência histórica do Elenco de 'Flor do Deserto' sobre o Caldeirão. Entrevista concedida a Antônio Alison Vasconcelos Marques e Maria de Lourdes Macena de Souza. 2024.

MARQUES, Rony. Memórias encenadas: a proficiência histórica do Elenco de 'Flor do Deserto' sobre o Caldeirão. Entrevista concedida a Antônio Alison Vasconcelos Marques e Maria de Lourdes Macena de Souza. 2024.

OLIVEIRA, Adriana. Memórias encenadas: a proficiência histórica do Elenco de 'Flor do Deserto' sobre o Caldeirão. Entrevista concedida a Antônio Alison Vasconcelos Marques e Maria de Lourdes Macena de Souza. 2024.

Publicado

2024-04-28

Como Citar

MARQUES, Antônio Alison Vasconcelos; SOUZA, Maria de Lourdes Macena de. Memórias encenadas: a proficiência histórica do Elenco de ’Flor do Deserto’ sobre o Caldeirão . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25144. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Justiça Epistêmica em Artes Cênicas