Objetos máquinas, objetos da morte e da memória: a poïein kantoriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104492023e0204

Palavras-chave:

fisicidade, ação consciente, cenário, acessórios, signos

Resumo

Neste artigo, observarei as relações poéticas entre atores e objetos de cena em algumas passagens do espetáculo teatral Wielopole-Wielopole, do encenador polonês Tadeusz Kantor. Para tanto, inicialmente, será necessária uma breve definição dos termos “poética” e “objetos cênicos”. Para sintetizar o conceito de poética, recorrerei a Pareyson (2001). Já para o estudo semiótico do objeto cênico, utilizarei Ubersfeld (2005), Pavis (2005) e Fischer-Lichte (1999). Por fim, notarei os lugares dos objetos na práxis do encenador relacionado.

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Biografia do Autor

Luciano Flávio de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Doutor e Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em História da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (FMG). Bacharel em Artes Cênicas - ênfase em Direção Teatral - pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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https://youtu.be/8wsAfotRhbc?t=44 (vídeo de Wielopole-Wielopole).

https://youtu.be/8wsAfotRhbc?t=1128 (cena do casamento de Wielopole-Wielopole)

Publicado

2023-12-13

Como Citar

OLIVEIRA, Luciano Flávio de. Objetos máquinas, objetos da morte e da memória: a poïein kantoriana. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 49, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/1414573104492023e0204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24145. Acesso em: 20 maio. 2024.