A voz na cena contemporânea: a preparação vocal em montagens brasilienses de peças curtas de Beckett

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0209

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo, Voz, Preparação vocal

Resumo

O presente artigo pretende apontar alguns dos aspectos que se estabeleceram na cena teatral a partir de transformações e revoluções pós-final do século XIX, período no qual pôde ser observado o entrelaçamento entre artes plásticas, música, dança, cinema, vídeo e performance, oportunizando uma pluralidade estética que transborda e excede o texto dramático. Tais experimentações estimularam novos modos de compreender como a voz emancipou-se de uma compilação de signos vinculados ao texto dramático, reverberando em novos modos de acionamento para as práticas e poéticas que tangenciam a voz. A partir desse panorama, serão apresentados relatos das práticas vocais na montagem de algumas peças curtas do autor irlandês Samuel Beckett desenvolvidas com intérpretes de Brasília.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Machado Rocha, Federal University of Bahia

Doutoranda pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra pela Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Especialização em Educação Física Escolar ( Faculdade Alvorada Brasília- DF). Bacharel em Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Brasília-DF), e Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano. Brasília-DF). Professora na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Referências

BECKETT, Samuel. Teatro completo. São Paulo: Edições 70, 2021.

LEHMANN, Hans Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 197-210, nov. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210. Acesso em: 27 jul. 2023.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MONTENEGRO, Mônica de Almeida Prado. O corporal: concepções e prática. Uma abordagem de trabalho de voz para o ator. 2019. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-19092019-162137. Acesso em: 27 jul. 2023.

SARRAZAC, Jean Pierre. Poética do drama moderno. São Paulo: Perspectiva, 2017.

SOUCHARD, Philippe Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Para ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

ROCHA, Valéria Cristina Machado. A voz na cena contemporânea: a preparação vocal em montagens brasilienses de peças curtas de Beckett. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23655. Acesso em: 7 maio. 2024.