Processos de pesquisa e aprendizagem na palhaçaria de rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0111

Palavras-chave:

Palhaço de rua, Saberes populares, Pesquisa acadêmica

Resumo

O presente artigo busca refletir como a Pesquisa Acadêmica nas Artes tem dialogado com artistas que estão desenvolvendo um trabalho prático. Mais que isso, como um artista que atua em espaços como a rua, tendo assim que garantir uma manutenção dos seus saberes populares, também dialoga com a Academia e seus desdobramentos teóricos. Dessa forma, o artigo, busca suscitar reflexões, relações e questionamentos possíveis acerca do intercâmbio entre pesquisa acadêmica e o desenvolvimento prático, e como essas reflexões podem expandir para outras linguagens e estudos nas Artes Cênicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Santos de Barros, Universidade de São Paulo

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas (USP). Especialização em Curso Profissional de Clown pela Escola de Palhaços de Barcelona. Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integra o Grupo de Pesquisa CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator da ECA/USP, desde 2017. Fundador do Grupo Exército Contra Nada (2011).

Eduardo Tessari Coutinho, Universidade de São Paulo

Doutorado em Artes pela USP. Pós-doutorado na Escola Superior de Teatro e Cinema – IPL/ Lisboa. Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). ] Prof. Dr. Departamento de Artes Cênicas – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BARROS, Rafael de. Palhaço de Rua – a experiência de um artista latino-americano: um estado de risco. São Paulo: Ed. Giostri, 2022.

CASTRO, Lili. Palhaços: multiplicidade, performance e hibridismo. 1ª Ed. – Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

CHACOVACHI, Palhaço. Manual e Guia do Palhaço de Rua. Javier Miguel Yanantuoni; Martín Vallejos. Trad. Jeff Vasques (palhaço Magrólhos); contribuições de Lucía Salantino; ilustrado por Highlander Artista. 3ª Ed. La Plata: Ed. Contramar, 2019.

CONCEIÇÃO, Osvanilton. Os atores das Ruas: Caminhos entre risos e riscos. Teatro de Rua – Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede. Licko Turle, Jussara Trindade e Vanéssia Gomes (org.) Revisão Jussara Trindade Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016.

COUTINHO, Eduardo Tessari. Uma cena precisa. Procedimentos para uma cena quase pronta. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

DUTRA, S. C. Teatro de rua: imprevistos e improvisação. In: Licko Turle; Jussara Trindade; Vanéssia Gomes (org.). Teatro de rua - discursos, pensamentos e memórias em rede. 1ed.Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016, v. 1, p. 123-131.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo. Autores Associados: Cortez, 1987.

HYDE, Lewis. A astúcia cria o mundo: trickster: trapaça mito e arte. Trad. Francisco R. S. Innocêncio; revisão e trad. Marina Vargas. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta a vida. Emaranhados Criativos num mundo de materiais. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan./jun. 2012.

PÉRES ROYO, Vitória Pérez. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 533–558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/57862. Acesso em: 26 jul. 2023.

STRECK , Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

VELARDI, Marilia. Questionamentos e propostas sobre corpos de emergência: reflexões sobre investigação artística radicalmente qualitativa. Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 9 n. 1, p. 43-54, jan./jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2018v9n1.40646. Acesso em: 26 jul. 2023.

VELARDI, Marília, FERNANDEZ, W.; MATSUO, Renata Frazão. A Investigação Baseada nas Artes ou o Arts Based Research como estratégia de investigação. In: Diamantino Alves Correia Pereira (org.). Estudos e Ações Transdisciplinares em Mudança Social e Participação Política. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2017, v. 1, p. 161-172.

VELARDI, Marília; COSTA, Evelyn Fabiana; FLORINDO, Alex Antonio Florindo; ANDRADE, Douglas. A pesquisa qualitativa na intervenção Ambiente Ativo: uma abordagem com os Agentes Comunitários de Saúde . Experiências de promoção da atividade física na estratégia de saúde da família [ livro eletrônico] 2015.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

BARROS, Rafael Santos de; COUTINHO, Eduardo Tessari. Processos de pesquisa e aprendizagem na palhaçaria de rua. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23227. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular II