Palavras praticadas, pés na lama: Hijikata Tatsumi e Jacques Lacan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0208

Palavras-chave:

Hijikata Tatsumi, Jacques Lacan, escrita, gozo, corpo

Resumo

O presente artigo propõe uma analogia entre a dança, os gestos e a escrita de Hijikata Tatsumi – artista japonês, criador do butô entre os anos 1950 e 1980 – e a escrita tal como abordada pelo psicanalista francês Jacques Lacan, especialmente a partir de sua noção de gozo, atrelada a uma abordagem específica da noção de corpo. Para tal, debruçamo-nos sobretudo no modo como Hijikata criou o butô, bem como em seu sistema de notação, chamado buto-fu, aproximando-o da teoria psicanalítica, notadamente daquilo que Lacan abordou, com a caligrafia japonesa, como o que chamamos de escrita de gozo. Tratamos, neste artigo, dos conceitos envolvidos, lançando mão de metáforas e ilustrações lacanianas, como a do litoral, tomando Hijikata como guia e âncora prática para a teoria que se configurou como objeto da pesquisa.

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Biografia do Autor

Thereza De Felice, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia clínica: psicanálise, clínica e cultura Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Psicanalista. Psicanalista.

Marcus André Vieira, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutor em Psicanálise - Université de Paris VIII. Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Psicanalista.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

DE FELICE, Thereza; VIEIRA, Marcus André. Palavras praticadas, pés na lama: Hijikata Tatsumi e Jacques Lacan. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23039. Acesso em: 21 nov. 2024.