A arquitetura teatral para as linguagens cênicas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0202

Palavras-chave:

Arquitetura, Teatro, Cena contemporânea, Linguagem cênica

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a arquitetura para espaços teatrais contemporâneos. Têm-se os seguintes objetivos: caracterizar e discutir as práticas contemporâneas das artes cênicas, identificando suas necessidades espaciais; e apresentar orientações para a construção de teatros contemporâneos. A metodologia empregada foi a discussão bibliográfica, o exame de exemplos arquitetônicos e o estudo do contexto teatral. Como conclusões percebeu-se que as cidades têm demandas de novos teatros, que esse espaços devem ser ambientes flexíveis que favoreçam uma relação mais próxima e interativa entre o público e os atores, privilegiando as modernas tecnologias de cenografia, sonorização, projeção e iluminação.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Silva Xavier, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas  (UFPEL).  Especialista em Patrimônio Cultural, Licenciada em Artes Visuais (UFPEL). Museóloga e Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo  (UNASP).

Jussara Schultz Bauermann, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Arquitetura Pontifícia pela Universidade Católica  (PUC Campinas). Mestre em Design (UniRitter). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Un iversidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora Titular do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo - (UNASP-EC).

Referências

AMORIM, Kelly. Projetado por Lina Bo Bardi em São Paulo, Teatro Oficina é eleito o melhor do mundo pelo The Guardian. Portal AU, 16 dez. 2015. Disponível em: http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/edificios/projetado-por-lina-bo-bardi-em-sao-paulo-teatro-oficina-366896-1.aspx Acesso em: 30 abr. 2019.

BROOK, Peter. O Teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.

CARPEAUX, Otto Maria. Teatro e estado do barroco. Revista Estudos Avançados. São Paulo, v.4, n.10, Set./Dez. 1990. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141990000300002 Acesso em: 17 abr. 2019.

DANCKWARDT, Voltaire P. O edifício teatral: resultado edificado da relação palco-plateia. 2001. [Mestrado em Arquitetura] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.

DINULOVIC, Radivoje. Space in the 20th Century Theatre: Theatre and Architecture. South East European Journal of Architecture and Design, Nov. 2015.

FAURO, Daiana; ROCHA, Bibiana da; PEREIRA, Clarissa de Oliveira. A influência da forma no desempenho acústico dos ambientes. Anais do XV Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, UNISINOS, 5 a 7 out. 2011.

FERREIRA, Isabel Cristina Rodrigues. O Teatro Elisabetano. Belo Horizonte: Espaço Márcio Costa, 2016. Disponível em: http://www.espacomarciocosta.com/pdf/literatura/teoria-da-literatura/o-teatro-elisabetano-isabel-cristina-rodrigues-ferreira.pdf Acesso em: 17 abr. 2019.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. O espaço cênico de Lina Bo Bardi: uma poética antropológica e surrealista. ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 15, p. 31-42, jul.-dez., 2007.

MACKINTOSH, Iain. Architecture, Actor and Audience. London e New York: Routledge, 2005.

NORBERG-SCHULZ, Christian. La signification dans l'architecture occidentale. Bruxelas: Éditions Mardaga, 1977.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PEREIRA, Matheus. Clássicos da Arquitetura: Teatro Oficina / Lina Bo Bardi e Edson Elito. Archdaily, 23 ago. 2017. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/878324/classicos-da-arquitetura-teatro-oficina-lina-bo-bardi-e-edson-elito Acesso em: 30 abr. 2019.

RODRIGUES, Cristiano Cezarino. Cogitar a arquitetura teatral. Arquitextos, São Paulo, ano 09, n. 104.06, Vitruvius, jan. 2009. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.104/85 Acesso em 11 abr. 2019.

SILVA, Robson Jorge Gonçalves da. Teatros multiconfiguracionais: o espaço cênico experimental como um jogo de armar. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2017.

URSSI, Nelson José. A linguagem cenográfica. 2006. Dissertação [Mestrado em Teatro] – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

ZOLLINGER, Carla. Lina Bo Bardi and the Bahian Modern Art Museum: museum-school, museum in progress. 2012. Disponível em: http://linabobarditogether.com/2012/09/02/lina-bo-bardi-and-the-bahian-modern-art-museum-museum-school-museum-in-progress/ Acesso em: 22 mai. 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

XAVIER, Janaina Silva; BAUERMANN, Jussara Schultz. A arquitetura teatral para as linguagens cênicas contemporâneas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22787. Acesso em: 23 dez. 2024.