As Artes Cênicas, o contexto pandêmico, o caos, heterotopias e outros saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0204

Palavras-chave:

direção teatral, teatro - produção e direção, representação teatral , COVID-19, Pandemia de, 2020-

Resumo

O presente artigo reflete sobre a experiência de um projeto de pesquisa que atuou com a investigação e os experimentos de práticas remotas, da perspectiva da atuação e da direção teatral na UFSM, e que visava diminuir danos decorrentes da suspensão das atividades presenciais em combate a pandemia Covid-19. Para pensar e problematizar esse tempo e espaço sui generis e resultados alcançados, este artigo se pauta nas perspectivas foucaultiana e dubattiana e também problematiza questões epistemológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrado em Artes (Unicamp). Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Profa. Dra. Adjunta do Departamento de Artes Cênicas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

DEFERT, Daniel. Posfácio. In FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico; As heterotopias. Trad. Salma TannusMuchail. São Paulo: N-1 Edições, 2013.

DUBATTI, Jorge. Teatro dos Mortos. São Paulo: Edições SESC, 2016.

DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: niidentidad, nicampeonato, nisuperación evolucionista, nidestrucción, ni vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, n. 12, pp. 8-32, jan-jun 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/503/299. Acesso em: 24 nov. 2020.

DUTRA, Dolianitis Gabriela. Relatório parcial. Santa Maria: UFXX, 2021. s/p. Material não publicado. Citações autorizadas pela autora.

FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico; As heterotopias. Trad. Salma TannusMuchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

LEITÃO, Pietra Kéltika. Quarencena: Um Estudo Sobre A Cineficação Do Teatro No Processo De Criação De Então Finalmente Chegamos Em Meio A Pandemia Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas Bacharelado em Direção Teatral) – Universidade Federal de Xanta Maria, Santa Maria, 2021.

LIMA, Luana de Oliveira. Relatório parcial. Santa Maria: UFXX, 2021. s/p. Material não publicado. Citações autorizadas pela autora.

MUNIZ, Mariana Lima e DUBATTI, Jorge. Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina). Revista Brasileira De Estudos Da Presença, vol. 8, n. 2, pp. 366–389. abr/jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69727 Acesso em: 10 nov. 2021.

RIBAS, Mariane Magno. Corpo Sonoro, Tempo(s) Presente(s), Corpo Utópico, Imensidão, Heterotopias e Outras Vozes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p.1-27, 2021. Disponível em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19647. Acesso em: 03 jul. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Artes Cênicas Bacharelado - Direção Teatral e Bacharelado - Interpretação Teatral. Santa Maria: UFSM, 2005. Disponível em https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/artes-cenicas/projeto-pedagogico. Acesso em: 10 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

RIBAS, Mariane Magno. As Artes Cênicas, o contexto pandêmico, o caos, heterotopias e outros saberes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–32, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22766. Acesso em: 23 dez. 2024.