Teatro e memória urbana: a cidade do Rio de Janeiro como mutação de mágica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0104

Palavras-chave:

Alegoria teatral, Cidade do Rio de Janeiro, História e historiografia do teatro, Mágica, Memória urbana

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir acerca da memória teatral da cidade do Rio de Janeiro, relacionando os truques cenográficos das mágicas e féeries às transformações urbanísticas em fins do século XIX e início do século XX. Para a análise, foi abordado o conceito de alegoria teatral, fundamentado na obra de Walter Benjamin e em pesquisas emergentes sobre a historiografia dos gêneros híbridos de teatro. Ilustrou-se o enfoque com exemplos de espetáculos encenados e por meio da sensibilidade de cronistas da época. Dessa maneira, levanta-se a discussão sobre o apagamento da memória urbana e teatral. 

 

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Biografia do Autor

Ana Paula Brasil, Fundação de Apoio à Escola Técnica

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestrado em Teatro (Unirio). Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Cenografia (Unirio). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas (Unirio). Professora efetiva na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, administrada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC - RJ) e orientadora de iluminação cênica, cenografia, figurino, caracterização e formas animadas nas montagens de formatura da instituição.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

BRASIL, A. P. Teatro e memória urbana: a cidade do Rio de Janeiro como mutação de mágica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1-33, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22673. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Cidades, espaços teatrais e experiências artísticas