Trilogia Sul Invertido: a criação de textos teatrais a partir de olhares do sul do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0108

Palavras-chave:

Texto teatral, dramaturgia, teatro brasileiro, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo discorre sobre o ponto de partida para a criação dos textos teatrais da Trilogia Sul Invertido: a região sul do estado do Rio Grande do Sul. Através da observação das três peças e de suas respectivas gêneses, apresenta-se a forma como este pano de fundo aparece nas obras. A coletânea, escrita por Ingrid Duarte, Mario Celso e Thalles Echeverry, docentes egressos da Universidade Federal de Pelotas, foi lançada durante a pandemia da COVID-19, com recursos advindos da Lei Federal n.º 14.017 (Lei Aldir Blanc). O trabalho reflete ainda sobre a virada do olhar para além da capital, voltando-se a cidades localizadas fora do eixo metropolitano, e demonstra a importância da criação de espaços de formação e fomento à escrita teatral, em especial para novos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Vieira Fernandes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Estágio de doutorado-sanduíche pela CAPES, na Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Doutora em Estudos da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Mestre em Estudos da Literatura (UFRGS). Especialidade de Literaturas Estrangeiras Modernas, ênfase de Literaturas Francesa e Francófonas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Graduação em Artes Cênicas (UFRGS). Professora adjunta do curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).               

Mario Celso Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Bolsista CAPES. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ator, dramaturgo, dançarino e artista circense com especialidade em malabarismo e clown. 

Referências

BECKER, Aline Maiara; ALBUCEZZE, Ana Luiza de Almeida. Pontos turísticos. Jaguarão: Prefeitura de Jaguarão, 2022. Disponível em: https://www.jaguarao.rs.gov.br/pontos-turisticos-de-jaguarao/. Acesso em: 12 jun. 2022.

CARTUM, Marcos. A visão de um espectador-Para aprender a olhar a cidade. Só ela?. Sala Preta, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 264-266, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57510/60544. Acesso em: 13 jun. 2022.

CONVERSA dramática - Trilogia Sul Invertido (LIVE - 21/07/2021 - às 19h). Pelotas: [s. n.], 2021. 1 vídeo (87 min 30s). Publicado pelo canal Leituras do drama contemporâneo. Disponível em: https://youtu.be/-KlUiosB0Ck. Acesso em: 12 jun. 2022.

CURSO DE TEATRO-LICENCIATURA NOTURNO. Projeto pedagógico. Pelotas: Centro de Artes - Universidade Federal de Pelotas, 2022. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2022/04/PPC-Teatro-Noturno-28.02.2022_com-anexos-2.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

DEMORI, Juliana Canali; MASSA, Clóvis Dias. Um estudo cartográfico da cena teatral do interior do Estado do Rio Grande do Sul. In: FAGUNDES, Patricia; DANTAS, Mônica Fagundes; MORAES, Andréa (Orgs.). Pesquisa em artes cênicas em tempos distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: PPGAC-UFRGS/Faísca Design Jr., Cap. 18., p. 333-347, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/224177/001128432.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 jun. 2022.

DUARTE, Ingrid. Dengô: O encontro de Aysha e Gazânia. In: PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], p. 07-42, 2021. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

ECHEVERRY, Thalles. Entranhas: aqui ao menos estamos sós. In: PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], p. 79-115, 2021. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf.

Acesso em: 12 jun. 2022.

FERREIRA, Taís. Pelo devir de uma historiografia do teatro gaúcho. Ometeca (Corrales, N.M., EUA), v. 19-20, p. 238-260, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/29213395/Pelo_devir_de_uma_historiografia_do_teatro_ga%C3%BAcho_2014_. Acesso em: 05 jun. 2022.

FUNDAÇÃO MARCOPOLO; SEDAC. Edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas. Conforme chamada pública SEDAC 12/2020, seleciona projetos culturais que desenvolvam atividades em quaisquer áreas e linguagens artísticas da cultura. Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, 2021

HESSEL, Lothar. O teatro no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1999.

PEREIRA JUNIOR, Mario Celso. Quadrado de três pontas ou O que se passa entre o oi e o adeus para a despedida doer tanto?. In: PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], p. 43-78, 2021a. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

PEREIRA JUNIOR, Mario Celso (org.). Trilogia Sul Invertido: coletânea de textos teatrais. Pelotas: [s. n.], 2021b. E-book. Disponível em: https://4cedb0c3-1d59-4d9a-a03a-3d8f1e1acd30.filesusr.com/ugd/5600fe_6d8d745801b7423dad32e92d2b0ec6cb.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. A concepção de Cenografia que cria diferentes conexões entre edifício teatral e cidade. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, ago./set. 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18147/11932. Acesso em: 13 jun. 2022.

SALES, Carla Monteiro. Cartografia, arte e visões de mundo na reprodução do “mapa invertido da América do Sul”. Espaço e Cultura, n. 39, p. 157-174, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/31756/22483. Acesso em: 12 jun. 2022.

TORRES GARCÍA, Joaquín. La Escuela del Sur - Lección 30. In: TORRES GARCÍA, Joaquín. Universalismo Constructivo. Buenos Aires: Ed. Poseidón, p. 213-219, 1944.

TRILOGIA SUL INVERTIDO. Leitura dramática do texto “DENGÔ: O encontro de Aysha e Gazânia”, de Ingrid Duarte. Pelotas, 02 ago. 2021a. Instagram: @trilogiasultinvertido. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSFnSkFAPuZ/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em: 13 jun. 2022.

TRILOGIA SUL INVERTIDO. Leitura dramática do texto “ENTRANHAS: aqui ao menos estamos sós”, de Thalles Echeverry. Pelotas, 01 ago. 2021b. Instagram: @trilogiasultinvertido. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSDJr56AzDx/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em: 13 jun. 2022.

TRILOGIA SUL INVERTIDO. Leitura dramática do texto “Quadrado de três pontas”, de Mario Celso. Pelotas, 03 ago. 2021c. Instagram: @trilogiasultinvertido. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSISFKuA2o7/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em: 13 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

FERNANDES, F. V.; PEREIRA JUNIOR, M. C. Trilogia Sul Invertido: a criação de textos teatrais a partir de olhares do sul do Rio Grande do Sul. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1-27, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22289. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Produção de dramaturgia a partir do Sul - Perspectivas críticas