Diálogos entre a criação de vídeos cômicos no TikTok e o conceito de gag na palhaçaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0200

Palavras-chave:

Palhaçaria, Gag, TikTok, Imitação, Comicidade

Resumo

O presente estudo teve por objetivo traçar um diálogo entre o processo de criação de vídeos cômicos no TikTok e o conceito da gag na palhaçaria, buscando refletir sobre as diferentes possibilidades de construção do efeito cômico no cruzamento entre as práticas da palhaçaria e dos vídeos curtos. Como ponto de partida fez-se uso de minha experiência com a criação de vídeos na plataforma, provocando-me questionamentos em torno do recurso da imitação – elemento característico da criação de vídeos curtos – e das diferentes versões produzidas por meio da apropriação de outras piadas. A partir de investigações teóricas, empreendeu-se na discussão sobre os conceitos da gag, do meme da internet e da comicidade para contextualizar o relato de três experimentos realizados pela palhaça Hipotenusa – de interpretação própria – buscando contribuir com os estudos sobre a criação cômica nos meios digitais.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Vaz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Artes pela UnB. Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC/SP - EAD. Bacharel em Artes Cênicas pela UnB. Professora no curso de Bacharelado em Teatro do IESB.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

VAZ, Ana Cristina. Diálogos entre a criação de vídeos cômicos no TikTok e o conceito de gag na palhaçaria. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0200. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22105. Acesso em: 19 mar. 2024.