Reflorestar o pensamento ou Ações Performágycas y o ator-xamã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0111

Palavras-chave:

Teatro indígena, Ações performágicas, Ator-xamã, Xamanismo

Resumo

Ao longo desse artygo foram abordadas aproxymações possýveys entre as artes da cena, com ênfase no teatro-performatyvo, y a performatyvydade dos xamanysmos yndýgenas das terras bayxas da Améryca do Sul. Tomado como conceyto tensyonador a ydeya corporyfycada de ator-xamã, buscou-se neste escryto evydencyar/cryar certos fluxos entre um y outro, ysto é, entre o ator-performer y o xamã yndýgena, partyndo tanto da ydeya de experyêncya y da anályse de prátycas empýrycas, como da cura(dorya) de dyferentes vozes - de pesquysadores, acadêmycos, lýderes yndýgenas, xamãs etc. - que foram postas em dyálogo. Apesar de não haver um aprofundamento teóryco em conceytos especýfycos - em certo sentydo - chamou-se para dançar aquy algumas sementes de pensamento, tays quays, ações performágycas, trabalho do ator sobre sy, a ydeya de andança, a efetyvydade dos sonhos, o não-método, dentre outras ymagens e encantamentos que não se deyxam capturar. Nhauêra abre os camynhos para a floresta do pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Way Pury, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Cryatura poétiya, mestre em artes cênycas. Membro do Laroyê! - terreyro de pesquysa com corpos, artes, culturas y lynguagens decolonyays da Unyversydade Federal de Juyz de Fora (UFJF). Mestrando em antropologya socyal pelo MN/UFRJ.

Carolina Prymeyra, Universdidade Federal de JUiz de Fora (UFJF)

 Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura y Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Laroyê! - terreiro de pesquisa com corpos, artes, culturas y linguagens decoloniais. Criatura poética.

Malandro Vermelho, Universidade Federal de JUiz de Fora (UFJF)

Vermelho, y também preto y também rosa, é uma forma de vyda-artyfycyal de outrora rafael rybeyro. Mestre em Arte, Cultura e Linguagem. É membro fundador do Laroyê! – terreyro de pesquysa com corpos, artes, culturas y lynguagens decolonyays.

Thalita Castro, Universidade Federal de JUiz de Fora (UFJF)

Mestra em Artes, Cultura e Linguagens, IAD,- UFJF. Licenciada em Artes Visuais no Instituto de Artes e Design, UFJF, bacharela em Interdisciplinar em Artes e Design (2011) e em Moda (2016) pela mesma universidade.

Referências

ANDRADE, Oswald de. Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ARTAUD, Antonin. Os Tarahumaras. Lisboa: Ed. Relógio D’água, 2000.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

DUARTE, Andreia. O olhar da onça - Percurso da experiência. Revista Arte da Cena, Porto Alegre, v. 4, n.1, p.71-105, 2018. Acesso em: 1 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.52284.

D'ÉVREUX, Yves. Viagem ao Norte do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Leite Ribeiro, [1616]1929.

FERREIRA NETTO, Diogo. A noção de experiência em “O Narrador” de Walter Benjamin. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia), Universidade Federal Fluminense, Departamento de Filosofia, 2017.

GROTOWSKI, Jerzy. O teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KRENAK, Ailton. Ailton Krenak - Encontros. Org. Sérgio Conh. Rio de Janeiro: Ed. Azougue, 2015.

KRENAK, Ailton. Ailton Krenak - Coleção tembetá. Rio de Janeiro: Ed. Azougue, 2017.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2019.

KRENAK, Ailton. A potência do sujeito coletivo. Entrevista concedida a Jailson de Souza e Silva. Revista Periferias,. Rio de Janeiro, s.d. disponível em: http://revistaperiferias.org/materia/ailton-krenak-a-potencia-do-sujeito-coletivo-parte-ii/ . Acesso em: dezembro de 2020.

KOPENAWA, Davi & ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

NIMUENDAJÚ, Curt. Mitos indígenas inéditos na obra de Curt Nimuendajú. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n. 21, p.63-111, 1986.

NYN, Juão. O teatro como contracolonyzação tupy-guarany nhandewa. in: Teatro e os Povos Indígenas: janelas abertas para a possibilidade / Zahy Guajajara ... [et al.].- São Paulo : N-1 edições, 2021.

QUILICI, Cassiano S. Antonin Artaud - Teatro e Ritual. São Paulo: AnnaBlume, 2004.

QUILICI, Cassiano S. O Ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre ações Físicas. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SZTUTMAN, Reanato. O Profeta e o principal: A Ação Política Indígena e Seus Personagens. São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2012.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem: e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015a.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O recado da mata. In: ALBERT, Bruce; KOPENAWA, Davi. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015b.

Downloads

Publicado

2022-04-06

Como Citar

PURY, Way; PRYMEYRA, Carolina; VERMELHO, Malandro; CASTRO, Thalita. Reflorestar o pensamento ou Ações Performágycas y o ator-xamã. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–31, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21565. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As artes da cena dos e com os povos indígenas