Entre o acaso e a escolha: Reflexões acerca da prática do Viewpoints

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0103

Palavras-chave:

Anne Bogart, Formação do ator, Improvisação, Mary Overlie, Pedagogia do teatro

Resumo

O presente artigo, de caráter reflexivo e testemunhal, teve como objetivo o cruzamento de inquietações pessoais do autor — decorrentes de sua experiência enquanto condutor da prática do Viewpoints no contexto do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi, em São Paulo — com questões estéticas manifestadas nas décadas de 1960 e 1970, principalmente em Nova Iorque, bem como com questões conceituais, filosóficas e de ordem prática presentes em O Livro dos Viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição, de Anne Bogart e Tina Landau, e Standing in Space: The Six Viewpoints Theory & Practice, de Mary Overlie. Na tessitura das reflexões, atravessaram também pensamentos de autores como Miriam Rinaldi, John Cage e Sally Banes, entre outros.

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Biografia do Autor

Guilherme Meletti Yazbek, Univetrsidade de São Paulo (USP)

[1] Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos. Formado em Direção Teatral pela mesma universidade, é ator, diretor e professor do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP.

Referências

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

YAZBEK, Guilherme Meletti. Entre o acaso e a escolha: Reflexões acerca da prática do Viewpoints. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–30, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20870. Acesso em: 23 nov. 2024.