Poéticas da paisagem: Experiências do ensino remoto a partir de texturas imagéticas e movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0109

Palavras-chave:

Dança, Improvisação, Body-Mind Centering℠. , Antroposofia

Resumo

O presente artigo busca compartilhar as experiências produzidas no entrelaçamento das disciplinas Laboratório de Criação: Pesquisa Corporal e Laboratório de Criação: Corpografias, assumidos respectivamente por Patrícia Caetano e Ana Mundim, nos cursos de graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará. No contexto da crise sanitária da COVID-19, o ensino emergencial remoto das respectivas disciplinas ocorreu a partir do cruzamento da abordagem somática do Body-Mind Centering℠ e da abordagem filosófica da Antroposofia, oportunizando o desenvolvimento de trabalhos criativos pautados na relação do corpo com os quatro elementos da natureza em formatos visuais e/ou audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina da Rocha Mundim, Universidade Federal do Ceara (UFC)

Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2009) e Univesitat Autónoma de Barcelona (UAB). Mestrado em Artes Unicamp (2004). Graduação em Dança Unicamp (2001). Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Patrícia de Lima Caetano, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2012) e Educadora do Movimento Somático (SME) pela The School for Body Mind Centering (2015). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002). Formação profissional em Dança Contemporânea pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes - Escola Angel Vianna (1999). Professora adjunta dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança e Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes, do Instituto de Cultura e Arte/ICA, da Universidade Federal do Ceará/UFC

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. A Máquina do Mundo. Disponível em:https://www.letras.com.br/carlos-drummond-de-andrade/a-maquina-do-mundo Acesso em: 15 jun. 2021

CAETANO, Patricia de Lima. Por uma Estética das Sensações: o corpo intenso dos Bartenieff Fundamentals e do Body-Mind Centering. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.5 n.1, jan./abr. 2015.

CLAVEL, Joanne; GINOT, Isabelle. Por uma Ecologia da Somática? Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, l 5, n.1, jan./abr., 2015.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Introdução ao Body-Mind Centering. In: Sentir, Perceber e Agir. São Paulo: Edições Sesc, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2019.

KÖNIG, Karl. Os quatro temperamentos. Arte Médica Ampliada. V. 33 | N. 1 | Janeiro/Fevereiro/Março de 2013. Disponível em: http://abmanacional.com.br/arquivo/61a408f632ba631567aef84d60a1b9142d0f864d-33-1-temperamentos.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.

LOVELOCK, James. Gaia: Um Novo Olhar Sobre a Vida na Terra. Edições 70, 2020.

MUNDIM. Ana Carolina (org.). Abordagens sobre improvisação em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2017.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Petrópolis: Vozes, 2008.

PENEDO, Ana Letícia Penedo. Os quatro elementos da natureza e a educação do sensível. 7º congresso pesquisa do ensino. Disponível em: http://www1.sinprosp.org.br/conpe7/revendo/assets/trabalho_conpe2.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

MUNDIM, A. C. da R.; CAETANO, P. de L. . Poéticas da paisagem: Experiências do ensino remoto a partir de texturas imagéticas e movimento. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-32, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20525. Acesso em: 12 ago. 2022.