ÉPICO: Processo criativo em pandemia sobre o teatro épico de Brecht

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0120

Palavras-chave:

Bertolt Brecht, Teatro Épico, Tercer Abstracto, Metodologias de Pesquisa e Criação, Pandemia

Resumo

Este artigo pretende socializar os modos de produção do processo de pesquisa e criação de ÉPICO, da companhia Tercer Abstracto (Chile/Brasil), a fim de responder as perguntas:  Como trabalhar as propostas políticas e artísticas de Bertolt Brecht em tempos de pandemia? Como elaborar, a partir do teatro épico, um experimento cênico desenhado para o ambiente virtual? A partir da análise de documentos, das elaborações de pensamento explícito de Tercer Abstracto e do resultado final da peça ÉPICO, pretende-se demonstrar como a pandemia e o tecnovívio afetaram o processo de pesquisa, conduzindo-o para uma experimentação no ambiente virtual acerca das condições de trabalho e organização coletiva em períodos pandêmicos.

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Biografia do Autor

Mateus Fávero, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP).

David Atencio, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Artes, habilitação em Estudo e Prática do Teatro pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2015).

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

FÁVERO, Mateus; ATENCIO, David. ÉPICO: Processo criativo em pandemia sobre o teatro épico de Brecht . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0120. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20508. Acesso em: 22 dez. 2024.